Experiência de Marca

Salvador realiza a 17ª Parada do Orgulho LGBT

Gilmelândia, Cortejo Afro, Márcia Castro e outras atrações prometem agitar o evento na Capital baiana.

Gilmelândia, Cortejo Afro, Márcia Castro e outras atrações prometem agitar o evento na Capital baiana.

Salvador recebe neste domingo (09/09), a 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que neste ano tem como tema “Abraço à Diversidade”. O Grupo Gay da Bahia (GGB) fez uma programação musical democrática para divertir, entreter e fazer ativismo cultural.

A Parada do Orgulho LGBT da Bahia pela sua variedade de atrações culturais é uma das mais qualificadas do Brasil, ficando apenas atrás da de São Paulo, que possui características particulares e se constitui como referência internacional pelo número de participantes.

O evento tem início a partir das 11h, no palco “Braços Abertos Para a Diversidade”, no Campo Grande, sob o comando de Bagageryer Spilberg e Michelle Lorem, e coordenação de Sivaldo Tavares, com apresentação de artistas transformistas e atrações musicais. A partir das 15h, quem assume o palco é o apresentador Jocimar Santos.

O presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, acredita que a cada ano é preciso qualificar o evento em relação às atrações. “Queremos produção, algo que conte uma história. Dessa vez vamos homenagear as Frenéticas.”, destaca.

Ainda no Campo Grande, no foyer do Teatro Castro Alves, também às 11h, será realizada a coletiva de imprensa da 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, sob apresentação da jornalista Maíra Azevedo, onde será entregue o troféu do GGB: “Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT” a personalidades, órgãos públicos e entidades do movimento social, que se destacaram por suas relevantes contribuições à diversidade cultural LGBT, com a presença de autoridades, artistas, os contemplados do troféu do GGB, os padrinhos Julieta Palmeira e Fernando Guerreiro, e o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.

Na ocasião, a soprano lírica Ana Clícia Ferreira fará uma apresentação acompanhada de viola, violino, violão e violoncelo. O Balé Teatro Castro Alves se apresentará juntamente com a cantora ao som da Suíte 2 “Rabanera”, da ópera Carmen, de Georges Bizet, seguida do clássico “Conserto Para Uma Voz Só”, de Saint-Preux, Paris, 1950.

Ações sociais e de cidadania

O evento vai promover a testagem sorológica para detecção do HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, além da distribuição de 20 mil preservativos.

Também será reciclado todo material plástico descartado durante o evento, que será transformado em bolsas, porta-lápis e mochilas, distribuídos aos alunos das escolas municipais.

A Parada do Orgulho LGBT conta, este ano, com duas campanhas nas ruas, “Abrace à Diversidade” e “Orgulho em Letras Maiúsculas”, ambas desenvolvidas pela agência Propeg para o Grupo Gay da Bahia.

A realização da 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia é do Grupo Gay da Bahia (GGB), Quimbanda e CBAA, com apoio do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador, Uber e Dois Terços.