Experiência de Marca

Grupo RBS lança estudo sobre o perfil e hábitos de consumo dos gaúchos

Com a intenção de ser parceiro de negócio do mercado do Rio Grande do Sul o Grupo RBS decidiu mergulhar no universo dos gaúchos a fim de entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Estado.

Com a intenção de ser parceiro de negócio do mercado do Rio Grande do Sul e buscando estar cada vez mais conectado com seu público, o Grupo RBS decidiu mergulhar no universo dos gaúchos a fim de entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Estado.

Essa é a origem do projeto Persona – Quem São e o que Pensam os Gaúchos?, que será lançado ao mercado em evento nesta segunda-feira (13), no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, um dos espaços de cultura mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

No evento, clientes, dirigentes de agências, acadêmicos das faculdades de comunicação e imprensa serão convidados a conhecer os principais dados do estudo inédito encomendado pelo Grupo RBS à Consumoteca. A pesquisa foi realizada com 1,8 mil entrevistados, em todas as regiões do Estado, entre agosto e setembro deste ano. Também foram realizadas 28 entrevistas em profundidade e o estudo teve a colaboração de especialistas em cultura e comportamento.

A RBS deseja estar sempre próxima do seu público. Por isso, é tão importante entender profundamente o gaúcho, saber o que sente, o que pensa, como age. O projeto Persona parte desse princípio, e o resultado é extraordinário em termos de conhecimento. Por isso, queremos compartilhar o que aprendemos com toda a sociedade por meio dos nossos veículos e usar esse aprendizado para ajudar nossos clientes a fazer uma comunicação mais efetiva – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

A proposta do evento de lançamento é promover uma experiência que reúna conteúdo, gastronomia – o chef Marcelo Schambeck elaborou um cardápio com ingredientes típicos do Estado, como bergamota, ovo mexido, linguiça e abóbora – música, com Erick Endres, além de uma proposta de intervenção artística. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Grupo RBS, a partir das 9h30min.  Acompanhe em fb.com/GrupoRBS.

A partir desta semana a primeira reportagem da série do caderno DOC, de Zero Hora estará disponível em GaúchaZH, que vai explorar editorialmente os resultados do estudo Persona. O tema será Quem Somos, com a apresentação dos cinco perfis mapeados na pesquisa, do mais ao menos tradicional: Gaúcho Fiel, Gaúcho Raiz, Gaúcho Não Praticante, Gaúcho Exportação e Gaúcho Desapegado. O ponto de partida é a relação da população com o Rio Grande do Sul e como isso influencia no comportamento e consumo. Os principais temas da pesquisa são sentimentos em relação ao RS, valores, empreendedorismo, consumo e relação com as marcas.