Experiência de Marca

Gestores esportivos comentam preparativos para a Copa do Mundo 2018

Representantes da Livia esportes, já pensando na gestão da Copa do Mundo de 2018, estiveram conversando com apaixonados por futebol e integrantes da Seleção Brasileira no evento Concopa, realizado nos dias 13 e 14 de junho em Porto Alegre (RS).

Representantes da Livia esportes, já pensando na gestão da Copa do Mundo de 2018, estiveram conversando com apaixonados por futebol e integrantes da Seleção Brasileira no evento Concopa, realizado nos dias 13 e 14 de junho em Porto Alegre (RS).

Na oportunidade, jornalistas nortearam debates a respeito dos departamentos que envolvem a delegação no próximo ano.

Os mediadores enfatizaram no evento a visão do trabalho em equipe. Paulo Paixão, preparador físico da Seleção Brasileira, enfatizou: “todo o resultado é do grupo, seja positivo ou negativo, nenhuma conquista ou derrota se faz sozinho.

Não é culpa deste ou daquele departamento, é de todos. É preciso clarear isso. O atleta que se machuca pode ter uma recuperação excepcionalmente rápida ou lenta dependendo não apenas da equipe que lhe assessora, mas também de como conduz a recuperação quando chega em casa. O resultado é um trabalho de todos”, ilustra.

O gestor esportivo e também diretor da consultoria Livia Esportes, Martin Avenatti, reforça. De acordo com ele, o desenvolvimento de grupos, a liderança e o trabalho em equipe influenciam diretamente nos resultados dos jogos. “A liderança em grupo prejudica ou favorece um time, impactando na performance dos jogadores. E isso tem a ver com gestão esportiva”, comenta.

A assessora de imprensa e diretora de marketing da Livia Esportes, Aline Wolff, observa também que liderança e comunicação estão conectadas na gestão dos clubes e dos times em campo. “Além de processos técnicos, gestão esportiva se faz cuidando também os aspectos culturais e comportamentais dos jogadores. E isso reflete na eficácia dos resultados, tanto internamente como externamente.

Essa mesma liderança e trabalho em grupo que falamos no evento é percebida com facilidade pelos processos midiáticos e pelo público, o que retroalimenta o desenvolvimento das equipes, fomentando ou minimizando os resultados dependendo de como se trabalha dentro das quatro linhas”.

O evento Concopa aconteceu na sede da Federação Gaúcha de Futebol pela organização das assessorias de Haroldo Santos e Ana Paula Megiolaro. Outra edição do evento está prevista para acontecer em setembro no espaço Vila Ventura, em Viamão, Região Metropolitana da Capital gaúcha.