O Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda promove, em parceria com a Secretaria de Gestão.

Bagé será sede de evento pioneiro sobre a história militar

17/09/2017

 Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda promove, em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos de Bagé, a Universidade Federal do Pampa, a Universidade Federal de Santa Maria, 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e Academia de História Militar Terrestre do Brasil, o I Encontro Riograndense de História Militar. Definido como pioneiro no estado, a atividade contará com palestras e debates no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, nos dias 30 e 31 de outubro.

Conforme a organização da atividade, o evento se justifica pela proposta de lançar um novo olhar em relação à história militar no Rio Grande do Sul, principalmente pela trajetória do estado em virtude de seu vínculo a guerras e revoluções. Nesse contexto, Bagé foi escolhida para sediar o encontro pelas suas condições para reunir pesquisadores de diversas localidades, não apenas do Brasil, mas também dos países vizinhos, criando um espaço de debates e divulgação de trabalhos que contemple as renovações da história militar, além de vir incentivar o avanço das discussões e produções historiográficas nesse âmbito. 

A Rainha da Fronteira pela sua importância histórica em conflitos também tem esse diferencial para a realização do evento que contará com pesquisadores de universidades gaúchas e de outros estados, bem como autoridades militares que debaterão temas como período colonial; guarda nacional e o exército brasileiro; Brasil República; a formação da Armada Imperial; O exército brasileiro na pós-segunda Guerra Mundial, entre outros assuntos.  


Fonte:: Redação