Teresópolis recebe Feira do Livro em janeiro

08/01/2018


Inaugurando o ano de eventos, Teresópolis recebe a Feira do Livro da ABL, de 08 a 31/01, na Calçada da Fama, com muitas barracas e livros a preços populares, além de shows e contação de histórias, num verdadeiro evento multimídia.

Bons livros a preços populares. Essa é a marca da Associação Brasileira do Livro, que, de 8 a 31 de janeiro, sobe a Serra para se instalar na Calçada da Fama, no coração de Teresópolis.

A Feira do Livro, como é chamado o evento criado em meados dos anos 50 no Rio de Janeiro, terá a participação da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) e de livrarias da cidade.

A feira é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis e terá também apresentação de shows e contação de histórias. A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia.

Alguns livreiros (inicialmente seis), admirando a iniciativa, resolveram aproveitar a ideia. Tempos depois, fizeram uma mostra semelhante em condições bem precárias. Porém, a exposição acabou se transformando num sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a 1ª Feira do Livro, com 42 barracas, lá mesmo na Cinelândia, desenhadas pelo sócio-fundador Antonio Severo de Sant’anna. A iniciativa foi novamente bem-sucedida e, mais tarde, oficializada pelo então Prefeito Negrão de Lima.

“Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL, Associação Brasileira do Livro, para desenvolver um trabalho que até hoje continua a despertar interesse da população. Nossas Feiras são conhecidas por terem preços populares e livros de qualidade, agradando a todos que as visitam”, explica Adeilson Jarbas, coordenador de feiras e eventos da ABL.

Fonte: Redação