Experiência de Marca

Oi e Rio Criativo anunciam apoio à Game Experience

A Oi anuncia apoio à Game Experience, evento que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro, de 15 a 24 de setembro nas Arenas Olímpicas do Rio durante o Rock in Rio 2017, levando o universo dos games ao vivo para dentro do festival.

A Oi anuncia apoio à Game Experience, evento que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro, de 15 a 24 de setembro nas Arenas Olímpicas do Rio durante o Rock in Rio 2017, levando o universo dos games ao vivo para dentro do festival.

O patrocínio ao evento, que vai se tornar uma atração anual na cidade, surgiu através de uma parceira da Oi com a Incubadora Rio Criativo (IRC), um braço da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro focado em inovação e colaboração às redes de empreendedores da Economia Criativa do estado.

A parceria aconteceu por meio da Lei  de Incentivo à Cultura, um mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais.

A Oi, juntamente com a Rio Criativo, investiu no projeto com o objetivo de valorizar e divulgar iniciativas inovadoras no estado do Rio, além de dar a oportunidade para 6 mil estudantes da Rede Pública vivenciarem parte da experiência oferecida na Game XP, que acontece em espaço batizado de Oi Game Arena.

A Game XP vai contribuir para o fomento da economia e educação criativas, trazendo um evento anual para a cidade com potencial para um público de 100 mil pessoas. “Vamos incentivar a criação de novas carreiras e encorajar os jovens cariocas a pensarem em uma formação do futuro por meio da tecnologia”, afirma André Lazaroni, Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A gestão executiva do investimento é feita pela Tudo Certo Produções.

A Game XP terá diversas atividades e atrações, como áreas para jogar os últimos lançamentos e jogos antigos, palco de eSports e grandes expositores do mercado. Para valorizar a cultura criativa, será montado o espaço Art Street, dedicado exclusivamente a ilustradores e artistas com produções voltadas ao universo de cultura pop, além do Concurso Cosplay Game XP, competição de cosplayer que, entre outras coisas, premiará o vencedor com um pacote turístico para a final do concurso em São Paulo, durante a CCXP 2017.

O evento conta ainda com a Expo Play, uma área de exposição de players do segmento, além do Experience Bay, com ativações onde os visitantes poderão participar e interagir em jogos montados em tamanho real. A Oi Game Arena receberá a maior tela já montada no mundo para eventos do tipo, com 75m de comprimento e 20m de altura. Nela, os melhores gamers do Brasil disputarão em jogos como "CS: go" "Injustice 2 ", "Clash royale" "Pro-evolution soccer 2018" e "Just dance',' com narração ao vivo.

O espaço terá um estande para a apresentação das empresas incubadas pela Rio Criativo, dos estudantes do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) do município de Paulo de Frontin e da rede de Jogos Independentes do Estado do Rio de Janeiro, além de espaço para apresentações ou demonstrações de jogos das empresas incubadas da IRC em tempo real que poderão acontecer na Arena de Games ou no estande da incubadora.

Para Bruno Cremona, gerente de patrocínios e eventos da Oi, a Game XP estimula a produção e a difusão da economia criativa no estado, além de ampliar o acesso da população à indústria dos games, que cresce de forma exponencial no mundo inteiro. “Queremos ajudar a transformar o Rio na ‘cidade criativa’ através do entretenimento e abrir oportunidades para que mais pessoas daqui participem da indústria dos games”, diz Bruno.

Em pesquisa realizada pelo site Newzoo, a indústria de games movimentou US$ 99.6 bilhões em 2016 mundialmente.