Em Maricá, os 'vermelhinhos' aqueles coletivos que circulam pela cidade sem cobrar um tostão agora também contam com um mimo exclusivo para os usuários. É que eles passaram a ser equipados com uma estante inteirinha de livros.

AVERA
 

O prazer da literatura agora viaja de ônibus

21/11/2017

Já pensou em pegar um ônibus para ir ao trabalho ou para curtir momentos de lazer e ainda poder aproveitar o tempo de viagem para se dedicar à leitura?

Pois, em Maricá, os 'vermelhinhos' aqueles coletivos que circulam pela cidade sem cobrar um tostão agora também contam com um mimo exclusivo para os usuários. É que eles passaram a ser equipados com uma estante inteirinha de livros.

Batizado de Viaje com Leitura, o projeto visa estimular o hábito da leitura na população de Maricá. Atualmente, são seis os ônibus vermelhinhos dotados de pequenas bibliotecas as estantes foram feitas totalmente com materiais recicláveis. De acordo com Fabiano Filho, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), em breve serão dez coletivos, atendendo a todos os itinerários.

"Convido a todos que peguem os livros, leiam, devolvam e doem mais livros. O conhecimento tem de girar. Quanto mais acessível o conhecimento, mais o mundo se torna um lugar melhor. Entendemos que o ônibus não é apenas um tipo de transporte, mas um aparelho público vivo e que tem potencial e espaço para levar, além de passageiros, arte e cultura dentro dele", garante Fabiano Filho.

Entre as obras do projeto Viaje com Leitura, pode-se encontrar diversos tipos de literatura. Há livros infantis, infantojuvenis e adultos, além de revistas e quadrinhos. Todos podem ser levados para casa pelos passageiros e, em seguida, devolvidos diretamente nos vermelhinhos, na rodoviária de Maricá ou na ouvidoria da EPT, que fica na Avenida Roberto Silveira, s/nº, no Centro.

 


Fonte:: Redação