Experiência de Marca

O Cluster celebra seus 5 anos com viradão cultural no Centro

Onze entre dez cariocas que fazem parte da cena criativa da cidade sabem: O Cluster ajuda a escrever a história das pequenas iniciativas culturais desde 2012.

Onze entre dez cariocas que fazem parte da cena criativa da cidade sabem: O Cluster ajuda a escrever a história das pequenas iniciativas culturais desde 2012.

Em cinco anos, a plataforma ganhou novos formatos e saiu pela estrada para descobrir e fomentar talentos também de outras regiões do país, desbravando o mercado mesmo em tempos de crise.

Com a bagagem de 24 edições gratuitas realizadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, O Cluster, idealizado por Carolina Herszenhut – curadora do evento-, soma mais de 300 marcas participantes e já atingiu um público de 80 mil pessoas para conferir o que os criativos brasileiros andam produzindo por aí. Ainda dentro desse somatório, a plataforma contribuiu até agora com 12 iniciativas sociais, além de apresentar mais de 70 novos chef's da gastronomia e 50 artistas ao público em geral que já separou o seu domingo para visitar o evento.

"Comecei O Cluster para suprir uma demanda própria, porém rapidamente percebi que existia uma demanda comum nos segmentos criativos: todos precisavam canalizar e divulgar seus trabalhos. Dessa forma começamos a atuar com O Cluster, buscando preencher todos os "gaps" da indústria criativa a fim de valorizar e ajudar no crescimento desse setor. No primeiro ano já tínhamos uma lista de mais de 200 marcas querendo participar. A curadoria é importante, pois ela permite que as marcas estejam entre seus pares, possibilitando collabs, parcerias e trabalhos em conjunto, pois, dessa forma, elas se complementam. Em outros eventos o que acontecia era que havia muita mistura e as melhores marcas não se destacavam”, relembra Carolina.

Para celebrar a data de cinco anos, O Cluster realizará pela primeira vez um viradão cultural, no centro do Rio. Para isso, a plataforma ocupará nos dias 11 e 12 de novembro a Casa França Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com shows, mostras, DJ's, performances artísticas, além dos expositores de moda, design, gastronomia e infantil.

Essa será a primeira vez também que O Cluster ocupará o CCBB, que receberá o Cine O Cluster, que exibirá filmes sobre moda, arte, música e gastronomia.