O esporte universitário nacional, que concentra mais de 10 mil atletas, fará sua grande festa carioca com a primeira edição dos Jogos Nacionais Universitários entre 2 e 5 de novembro no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
 

AVERA
 

Chegam ao Rio os Jogos Nacionais Universitários

27/10/2017

O esporte universitário nacional, que concentra mais de 10 mil atletas, fará sua grande festa carioca com a primeira edição dos Jogos Nacionais Universitários entre 2 e 5 de novembro no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Cerca de mil atletas de faculdades do Rio disputarão competições de futebol de campo, futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, jiu-jítsu e tênis de mesa.  Contando com uma completa estrutura olímpica para sediar o evento, a empresa organizadora JC2 está certa de que empreende novos passos para  ampliar a profissionalização no setor.

Entre as faculdades participantes estão a UFRJ, UERJ, UFF, PUC, UVA, UFRRJ e Facha.  Os jogos acontecerão sempre das 8h30 à 22h.

“Trazer o evento para o Parque Olímpico é um prêmio para os times que se empenham tanto na preparação, e uma forma de incentivar as estruturas atléticas universitárias, além de mostrar a força e qualidade do esporte universitário. Será a primeira vez que faremos um torneio universitário no Rio”, explica Antony Bandeira, diretor da JC2. A empresa está à frente de outros campeonatos universitários de peso realizados em cidades do interior do Estado do Rio, como Vassouras e Volta Redonda. São eventos que chegam a mobilizar mais de 15 mil estudantes, popularizando competições como JUCS (Jogos Universitários de Comunicação Social), Intereng (Jogos Integrados de Engenharia) e Jogos Financeiros.

Nesta primeira edição dos Jogos Nacionais Universitários, já estão confirmados vários atletas premiados. Entre eles, Fábio Alves, 24 anos, e José Renato, 21 anos, que cursam Engenharia na PUC-Rio. Na modalidade handebol, o primeiro é campeão paulista e vice-campeão da Liga Nacional, pelo Metodista. E o segundo é ex-jogador da Seleção Brasileira de Base. No vôlei, da Engenharia da UFRJ, o evento terá a participação de Eduarda Miranda Soares Salim Martins, a Duda, de 19 anos, ex-jogadora do Flamengo.

Ela é campeã carioca pelo geral da UFRJ, e 2º lugar na LDU (Liga de Desporto Universitário), fase regional em Brasília, em 2016. A Engenharia da UFRJ também contará com a presença das gêmeas Brenda e Bianca de Lima Gonçalves, 22 anos, disputando o judô. Bianca é campeã pan-americana e 3º lugar no Sul-americano Estudantil. Foi seis vezes campeã brasileira e integrou a seleção de base por quatro anos.  Brenda é campeã sul-americana, participou da Copa do Mundo da Argentina e fez parte da seleção de base por três anos.


Fonte:: Redação