Quando decidiram criar o Movimento Carioca10 – Fazendo bonito pelo Rio, as profissionais de comunicação Marcia Brito e Maria Helena Araujo sabiam que não seria fácil, nesses tempos de crise, conseguir apoio para levantar os recursos necessários para levarem adiante suas intenções de contribuir para a transformação do pessimismo que tomou conta da Cidade do Rio de Janeiro em ações positivas que passassem a gerar otimismo e resgatassem valores e virtudes que sempre caracterizaram os cariocas, como a educação, o bom humor, a gentileza e solidariedade.
Convictas de que “a união faz a força”, Maria Helena e Marcia planejaram a primeira ação do Movimento “Gente que faz bonito pelo Rio” e saíram em campo convidando personalidades do Rio – jornalistas, atores, cantores, atletas a participarem desta ação.
Nós desejávamos muito criar ações positivas com o envolvimento da sociedade. Com o apoio das personalidades e artistas que se engajaram conosco na campanha, na qual cada um criou frases que expressam seus sentimentos pelo Rio de Janeiro, vamos sensibilizar pessoas a também fazerem bonito pelo Rio.
Importantes nomes como, Pedro Bial, Miguel Falabella, Evandro Mesquita; Rosamaria Murtinho; Thiago Lacerda; Marcelo Courrege – Jornalista, correspondente da TV Globo – Moscou; Ana Botafogo; Fabi Alvim – Bicampeã Olímpica de Vôlei; Carlinhos de Jesus e o comentarista Junior, entre outros, aderiram com o maior carinho à nossa campanha e fizeram vídeos que serão veiculados nas redes sociais do Carioca10. A ação propõe o repasse de parte da renda das camisetas para as instituições sociais indicadas por cada um deles, afirma Maria Helena Araujo.
Para participar as pessoas devem acessar o site do Carioca10 – www.carioca10.com.br – e escolher a camiseta/personalidade/instituição com que mais se identificar.
A ação das personalidades prepara o ambiente para o lançamento da segunda ação social, a Seleção Carioca10 de Frases Positivas sobre o Rio de Janeiro – “Eu faço bonito pelo Rio” voltada exclusivamente para os cidadãos cariocas que poderão também, através de frases e de suas camisetas, expressarem o seu melhor sentimento pelo Rio.
Acreditamos que, através da comunicação e ações positivas que estimulem o resgate ao otimismo e aos valores humanos, podemos contribuir e transformar a nossa sociedade, que anda tão carente de atitudes de respeito de nossos governantes. O Carioca10 é um incentivo a neutralizar esta onda de negatividade que tomou conta da população carioca, afirma Marcia Brito.
O Projeto Carioca10 entrará o ano de 2018 realizando muitas outras ações, sempre com o foco no social.
Marcia e Maria Helena costuraram alguns apoios que precisavam para dar a largada: Desde o inicio contaram com o apoio da agência 11:21, do publicitário Gustavo Bastos, a MD1 Comunicação fez o site; a agência Oito em Oito dá suporte as ações de mídia social; o Studio Alfa contribui com impressão de materiais em grandes formatos; a Dimona com a produção e logística das camisetas e o Studio H do fotógrafo Al Hamdan fará a curadoria de uma das ações futuras.
Precisamos que cada vez mais empresas e pessoas se engajem nas ações do Carioca10 para que possamos, juntos, obter as verbas necessárias para realizarmos as ações positivas e fazer bonito pelo Rio, diz Maria Helena Araujo.
As empresas terão um leque de opções criativas para participarem do Carioca10. Se o público alvo das empresas é o carioca, seja das classes A, B, ou C, apoiar o Carioca 10 é atingir em cheio seu alvo, com o diferencial da simpatia e, ainda, beneficiando instituições cariocas que muito necessitam, completa Marcia Brito.
Algumas instituições beneficiadas: Dançando para não dançar; Retiro dos Artistas; Instituto Vida Real; Asylo Espirita João Evangelista; Spetaculu – Escola de Arte e Tecnologia; Instituto Refazer; Obra do berço; Amicca – Associação dos Amigos da Infância com Câncer; Galpão Aplauso.