Experiência de Marca

Campanha do RIOgaleão para o Dia Internacional da Mulher recebe prêmio no Festival El Ojo

O RIOgaleão foi premiado no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, uma das maiores premiações da propaganda no continente, pela campanha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

O RIOgaleão foi premiado no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, uma das maiores premiações da propaganda no continente, pela campanha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

A ação foi reconhecida como bronze na categoria El Ojo Sustentável, no grupo Diversidade e Gênero. O anúncio foi feito em uma cerimônia em Buenos Aires, na Argentina, realizada neste mês.

Durante dez dias, entre os dias 8 e 18 de março, o Aeroporto Internacional Tom Jobim passou a ser chamado Aeroporto Maria da Penha. Foi uma homenagem a ativista dos direitos femininos e vítima da violência doméstica Maria da Penha Maia Fernandes. A campanha foi criada pela Agência 3.

O objetivo da iniciativa era alertar sobre a desigualdade de direitos entre homens e mulheres, a violência doméstica e a baixa representatividade feminina na sociedade. Peças de propaganda foram espalhadas pelo aeroporto e a conhecida voz da locutora Iris Lettieri dava as boas-vindas ao Aeroporto Maria da Penha. Além disso, a Rádio RIOgaleão criou o programa diário “Agora é que são elas”, com um repertório de músicas de grandes nomes femininos da música popular brasileira.

Desde agosto de 2006, Maria da Penha dá nome à lei que aumentou o rigor das punições às agressões contra a mulher ocorridas no ambiente doméstico ou familiar e se tornou um símbolo na luta contra a agressão doméstica. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, no Brasil, a cada 1h30 uma mulher é assassinada por um homem simplesmente por ser mulher – o que totaliza 13 casos de feminicídio por dia.