Experiência de Marca

Robôs correm em Curitiba e lutam sumô em São José

<!--StartFragment-->Entre hoje até quinta-feira Curitiba e São José dos Pinhais serão “invadidas” por robôs. Dois eventos de tecnologia mostram as habilidades de estudantes da área. O primeiro deles começa hoje e segue até a quinta.<!--EndFragment-->

Entre hoje até quinta-feira Curitiba e São José dos Pinhais serão “invadidas” por robôs. Dois eventos de tecnologia mostram as habilidades de estudantes da área. O primeiro deles começa hoje e segue até a quinta. A 1ª Robocup, corrida de robôs construídos pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Engenharias da Faculdade Opet. O outro evento acontece na quinta, na Faculdade da Indústria IEL, em São José dos Pinhais.

A competição na Opet tem o objetivo de oferecer uma vivência prática para que os alunos colaborem em equipe para a construção de um projeto que une criatividade e desempenho. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, acontece no campus Rebouças sempre a partir das 19 horas.

A competição exige o funcionamento pleno do robô: após percorrer o percurso irregular ele deve levantar um objeto, trazê-lo para a base seguindo o caminho que será impresso no piso do espaço Startups. Quem percorrer o circuito no menor tempo, sem erros será o vencedor do duelo. As seis equipes que irão participar foram as vencedoras das eliminatórias realizadas durante o mês. No último dia de competição será feita a premiação da melhor equipe.

A preocupação com o meio ambiente também foi levada em considerando, sendo que os robôs foram criados a partir de sucata tecnológica desde computadores a motores elétricos.

“O início da construção do robô vem acontecendo desde maio, sendo quase seis meses de trabalho. Os alunos se organizam em grupos para definir desde o projeto inicial do robô, até a parte eletrônica e de programação”, afirma Baracho Rocha, coordenador do curso de Sistemas de Informação.

São José — Na quinta-feira, a Faculdade da Indústria IEL, do Sistema Fiep, realiza mais uma edição do torneio de robótica Warlock, evento já tradicional na agenda de programações da instituição. Iniciativa do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, a competição reúne estudantes da faculdade e também de outras universidades. Diferentemente da última edição, em que os desafios aconteciam apenas no dojô — o ringue de sumô — desta vez os participantes terão também a possibilidade de testar suas máquinas em uma partida de futebol.

O torneio de robótica Warlock acontece a partir das 19h30, na sede da Faculdade da Indústria IEL, campus São José dos Pinhais — avenida Rui Barbosa, 5.881, bairro Afonso Pena.