PDV interativo de distribuidora paranaense da Bio Extratus permite que consumidores testem produtos, experimentem novos visuais, tirem fotos e aprendam mais sobre o próprio cabelo.

Marca de cosméticos cria ponto de venda para estimular clientes

15/11/2017

O que te faz consumir algum produto? Qual é a característica que te prende a ele e por que você volta a comprá-lo? O que pesa na sua escolha quando você possui várias marcas à disposição? Geralmente, simplesmente escolhemos e não paramos para pensar nos porquês disso.

Mas repare no quanto os sentimentos e as emoções influenciam nas compras! Ter um produto de qualidade e um bom atendimento não são diferenciais, são requisitos básicos que, com o público consumidor cada vez mais veloz e exigente, precisam ganhar um “plus” para se destacarem.

É por isso que no antenado universo do varejo, uma palavra está em evidência: experiência. É nesse conceito que os especialistas da área acreditam que está a chave para fidelizar um cliente do século XXI. “Hoje o essencial é que o público saia da zona de conforto. Clientes leais surgem de experiências inesquecíveis. E se podemos escolher uma palavra que define bem esse momento é a interação. Quando o consumidor tem a oportunidade de testar, provar, visualizar, explorar e até mesmo saborear, ele consegue mudar sua percepção. Não existe propaganda melhor do que colocar seu cliente para viver uma experiência com a sua a marca. Quando você gera estímulos nas camadas mais profundas da consciência, o impacto da comunicação é absorvido mais facilmente”, explica a designer Luciana Braga.

Foi nessa união entre sensações e interatividade que a Bio Ativos, distribuidora dos cosméticos Bio Extratus para cerca de 140 municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Campos Gerais do Paraná, apostou. Focada em proporcionar uma experiência inovadora de compras, a empresa investiu em um ponto de venda em que o consumidor é quem dita as regras.

As promotoras de vendas continuam sendo importantes, mas nesse caso, quem passa pelo local não precisa ficar dependente de uma pessoa para entender o que é o produto e por que ele faz diferença. Em uma ilha posicionada dentro de um supermercado de Cascavel, no Paraná, a Bio Ativos criou quatro experiências diferentes num mesmo expositor:

1) Análise capilar interativa: A já tradicional análise capilar da marca Bio Extratus ganha uma nova “versão”, mais rápida, cômoda e tecnológica.
Nesse ponto de venda, o cliente senta e interage com uma tela touch screen respondendo algumas questões sobre o seu tipo de cabelo. Ao final, o resultado vem na tela e ainda direto para o e-mail dele.

2) Selfie com mudança de visual: Para quem sempre quis experimentar visuais diferentes sem mudar definitivamente, a Bio Ativos pensou em um espaço que proporciona isso. Perucas ficam à disposição para que o cliente teste a diversidade de cabelos que pode ter: fios loiros, escuros, longos, curtinhos, clássicos, despojados... Dá ainda para complementar o visual com maquiagem e tirar uma foto com aquela luz poderosa de camarim e com plaquinhas engraçadas. Indiretamente, a mensagem remete a produtos Bio Extratus que são ideais para cada tipo de cabelo representado pelas perucas. Posteriormente estas fotos ficam salvas e o cliente poderá encontrar sua foto nas redes sociais da marca.

3) Teste de produtos: boa parte da ilha é destinada para que o público sinta o “DNA” da marca. De um dos lados, existe um ambiente que remete à natureza e mostra a preocupação socioambiental da empresa. Esse espaço também permite experimentação por meio do “Spa das Mãos”, produtos que o cliente pode usar na hora para lavar, esfoliar e hidratar as mãos.

4) Vídeo “conversa”: De um jeito convidativo, uma garota aparece em um vídeo explicando quais linhas Bio Extratus são indicadas para cada tipo de cabelo, informando de forma descontraída.

Quem visita o espaço também pode aproveitar para carregar o celular em um dos dois conectores USB e, enquanto isso, visualiza figuras ilustrativas que demonstram a consciência ecológica da marca e reforçam o fato de que ela não testa seus cosméticos em animais.

Além disso, a ilha conta ainda com um nebulizador de ambientes que dispara automaticamente uma das fragrâncias dos produtos. Ou seja, o cliente sente literalmente o "cheiro da Bio Extratus" no ar!

E enquanto os adultos experimentam a novidade, as crianças também podem se divertir em um Espaço Kids cheio de interatividade: quadro negro para desenhar, giz de cera, massinha de modelar, brinquedos e até uma amarelinha bem colorida estimulam os pequenos a brincarem em frente ao PDV que é todo decorado com a linha infantil da marca e com o personagem Menino Maluquinho.

“Nós estamos valorizando mais a subjetividade na decisão de compra. Ou seja, adquirimos aqueles produtos que representam mais para gente do que apenas o seu valor de uso e que de alguma forma nos conectam com nossos valores pessoais e sociais”, comenta a designer responsável pelo projeto do ponto de venda.


Fonte:: Redação