Experiência de Marca

Jica traz ao Brasil a ciclovia que gera energia

Como parte de um projeto de iluminação inteligente nas ciclovias da cidade, a nova tecnologia busca melhorar a sinalização em pontos críticos.<br />  

O projeto piloto será desenvolvido graças a um acordo entre a prefeitura local e a empresa japonesa Soundpower Corporation, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do Ministério da Indústria japonês, que financiam a expansão dessa inovação urbana.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) recebeu, em janeiro de 2015, representantes da Jica para apresentação do trabalho desenvolvido pela agência para que fosse analisada a viabilidade para a difusão de novas tecnologias no Brasil.

O “piso gerador” da Soundpower Corporation, única empresa do mundo que possui esta tecnologia, funciona a partir do som ou vibração que existe no meio cotidiano, ou seja, se instalado em uma ciclovia, quanto mais gente pedalando, mais energia será produzida.

Os desenvolvedores acreditam que a eletricidade gerada será suficiente para acionar a sinalização luminosa nos cruzamentos das ciclovias com as vias de trânsito, além dos sensores de coleta de informações de fluxo.

A partir do segundo semestre deste ano, a tecnologia começa a ser implantada e o projeto piloto deverá ter seus primeiros resultados somente no segundo semestre do próximo ano.

Além desse, outros projetos pilotos que buscam forma alternativas para a produção de energia vem sendo estudados no mundo.

É o caso do o Street Lights Smart, desenvolvido pela empresa alemã conhecida por sua relação com o mercado automotivo Continental, cuja proposta é facilitar a visualização de todo tipo de usuário das ruas com o uso de LED.

Outro exemplo é na cidade de Las Vegas, que testará a implantação de quatro postes de LED alimentados com energia cinética, de modo que toda vez que