Maior celeiro de atletas do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude desembarcam em Curitiba, no Paraná, no mês que vem. Entre os dias 12 e 21 de setembro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) organiza a etapa de 12 a 14 anos do evento.

Curitiba recebe Jogos Escolares da Juventude

26/08/2017

Maior celeiro de atletas do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude desembarcam em Curitiba, no Paraná, no mês que vem. Entre os dias 12 e 21 de setembro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) organiza a etapa de 12 a 14 anos do evento.

A capital paranaense receberá 5.125 alunos-atletas, sendo 4.408 atletas, para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Encerramos as inscrições numéricas com uma adesão excelente, com mais de 5 mil participantes.  Além dos 27 estados do Brasil, o Distrito Federal e a cidade de Curitiba terão delegações participando dos Jogos.

Os números dos Jogos Escolares são grandiosos. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil - disse Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude COB.

Organizados pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição em Curitiba uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos.

A revelação de talentos é importante, mas não é nosso principal objetivo nos Jogos. Queremos contribuir para a inclusão social e transformação do Brasil através do esporte. Tenho a convicção de que estamos alcançando nossos objetivos esportivos e sociais com a realização dos Jogos Escolares - comentou Hubner.

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, COB selecionou 11 atletas olímpicos ou pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos em Curitiba. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

A maioria dos embaixadores da capital paranaense tiveram passagens pelos Jogos Olímpicos ou Pan-americanos. Destaque para o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e atual presidente da comissão de atletas do COB. Fabiana Murer, medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara, também estará em Curitiba, junto a Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade.

Além de Etiene, Tiago e Fabiana, também serão embaixadores na capital paranaense Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Luiz Henrique dos Santos (badminton), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Rodrigo Hardy (futsal) e Silvia Helena Pereira (handebol).

Entre os dias 16 e 25 de novembro, será a vez de Brasília (DF) receber a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos.


Fonte:: Redação