Experiência de Marca

Ações sociais da Unimed Londrina beneficiaram 680 mil pessoas em 2017

A equipe de Sustentabilidade da Unimed Londrina, antiga área de Responsabilidade Social, realizou inúmeras ações destinadas à comunidade em 2017.

A equipe de Sustentabilidade da Unimed Londrina, antiga área de Responsabilidade Social, realizou inúmeras ações destinadas à comunidade em 2017. As iniciativas contaram com o trabalho voluntário de 481 médicos cooperados, 5.054 clientes/beneficiários e 320 colaboradores da Cooperativa. Ao todo, foram 681.540 pessoas beneficiadas.

A campanha Eu Ajudo na Lata conseguiu reverter os lacres arrecadados no ano passado em 29 cadeiras de rodas. Os equipamentos beneficiaram dez instituições de Londrina e região, alcançando 10.282 pessoas. Mais de 4.900 clientes/parceiros participaram voluntariamente desta iniciativa.

O projeto Unimed Solidária realizou 33 palestras gratuitas para 923 pessoas em cinco instituições assistenciais de Londrina. A iniciativa contou com a ajuda voluntária de 18 médicos cooperados e 15 colaboradores. Além das palestras, mais de 150 cooperados ofereceram consultas e exames gratuitamente para a comunidade pelo mesmo projeto. Nove instituições assistenciais de Londrina foram atendidas nesta ação, totalizando mais de 240 pessoas beneficiadas.

Em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social da Unimed Londrina, o projeto Saúde Bucal foi outra ação gratuita voltada à saúde da comunidade. No ano passado, o projeto deu orientação sobre higienização bucal para 1.530 crianças da Escola Municipal Oswaldo Cruz. Os alunos receberam kits de escovação, totalizando 4.590 itens distribuídos.

O público infantil também participou de outra ação social da Unimed. Alunos e professores de escolas municipais de Londrina participaram do Concurso de Desenho. Dividido em três ações, o projeto beneficiou 3.630 pessoas e distribuiu mais de 3.300 itens.

Em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social, foi organizado o primeiro Curso de Secretárias para Consultórios Médicos. Participaram gratuitamente do projeto 19 pessoas da comunidade. As aulas abordaram a rotina da profissão e sistemas da Unimed e os alunos puderam disponibilizar seus currículos no site da Singular. Quatro participantes já foram contratadas.

Ações ambientais também foram realizadas. Uma delas foi o plantio de mudas de árvores nativas para compensação de CO2 gerado pela Cooperativa. Nesta ação, 17 colaboradores auxiliaram voluntariamente no plantio de 2.500 mudas. Outra iniciativa foi a entrega de mudas frutíferas aos pais que levaram seus filhos para realizar o teste da orelhinha na Clínica de Vacinas. No ano passado, 1.907 clientes receberam a planta gratuitamente.

Em 2017, foram distribuídas cartilhas ambientais da Unimed, itens escolares e agasalhos para escolas, instituições assistenciais e Universidade Estadual de Londrina. Ao todo, foram 11 ações e 3.249 itens, beneficiando 24.449 pessoas.

Também foram realizadas também 38 campanhas de arrecadação. Os itens recolhidos, como alimentos, fraldas, brinquedos, agasalhos e livros, totalizaram 12.045 donativos e 1.115 pessoas beneficiadas. As doações foram destinadas a hospitais, escolas e instituições da cidade. Participaram voluntariamente das campanhas 272 colaboradores, 312 médicos cooperados e 124 parceiros/clientes.

A Unimed Londrina destina há 12 anos parte do Imposto de Renda (IR) para iniciativas assistenciais e culturais. Em 2017, a destinação do IR impactou 617 mil pessoas por meio dos projetos do PRONON e 450 pessoas pelos projetos do FIA Estadual.