Experiência de Marca

Projeto Reator recupera a história de bairros de Belém

 “Reator Eterno”, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, e que iniciou no dia 28, às 19h, com a performance “O Rio Submerso”, pelas ruas do bairro.

Em 1913, os avós do performer, diretor e cenógrafo Nando Lima chegaram à casa de número 1053, da Travessa 14 de Abril, no bairro de Fátima, em Belém, tornando-a o lar dos Lima de Queiróz. 

Além da família, a casa abriga há seis anos o Estúdio Reator, o espaço de experimentação criado pelo artista para integrar diferentes linguagens nas artes cênicas, música e artes visuais. 

Agora, a história da família se mescla a do Reator por meio de objetos, vídeos e fotos para resgatar a memória dos bairros de São Brás e Fátima, que cercam a casa centenária. 

Este é o cerne de “Reator Eterno”, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, e que inicia hoje, às 19h, com a performance “O Rio Submerso”, pelas ruas do bairro.

“Esse trabalho, na verdade, é um processo. Ele nunca fica pronto. As performances têm roteiro, situações ensaiadas, mas vão ser na rua, então tudo depende do dia, do retorno de cada público”, explica Nando Lima.

O grupo que atua hoje no Estúdio Reator propõe, assim, o “Passeio das Lembranças”, composto por duas performances – “Rio Submerso” e “Trilho Inverso”, com os artistas Pedro Olaia, Dudu Lobato, Wan Aleixo, Bernard Freire e o próprio Nando Lima.

Os atores são acompanhados por um “carro alegórico”, suporte para a sonoplastia criada por Armando de Mendonça. Utilizam ainda vídeos projetados que integram as cenas desenvolvidas pelos performers.

CONFIRA

Projeto Reator Eterno
Quando: de 28 de setembro até 22 de outubro
Onde: Estúdio Reator (travessa 14 de abril, 1053, Fátima)
Quanto: Gratuito

Instalações das Lembranças
Quando: das 14h às 19h

Passeio das Lembranças (Performances)
"O Rio Submerso"
Quando: às quartas e sextas-feiras, às 19h.

"O Trilho Inverso"
Quando: às quintas-feira e sábados, às 19h.