O ibis Manaus Aeroporto e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização que atua em prol das comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas, firmaram uma parceria com o intuito de melhorar a qualificação profissional dos habitantes da região.

ibis Manaus Aeroporto realiza ação em prol das comunidades ribeirinhas

18/07/2017

O ibis Manaus Aeroporto e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização que atua em prol das comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas, firmaram uma parceria com o intuito de melhorar a qualificação profissional dos habitantes da região.

O objetivo da iniciativa é proporcionar o desenvolvimento local por meio da realização de workshops, debates e palestras. A primeira ação foi a visita da equipe do ibis Manaus Aeroporto para conhecer o turismo comunitário na região do Rio Negro.

Depois disso, os profissionais do hotel estruturaram um treinamento de capacitação para esses empreendedores no próprio ibis Manaus Aeroporto. “Essa imersão no ibis é uma oportunidade de qualificação inigualável para desenvolver ainda mais o Turismo de Base Comunitária (TBC), como uma estratégia para fazer a floresta valer mais em pé”, reforça o Prof. Virgílio Viana, Superintendente Geral da FAS.

“Durante três dias, recebemos 12 pessoas e pudemos compartilhar muitas experiências das áreas de governança e atendimento, colaborando assim com o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas”, afirma Daniel Betiol, Gerente Geral do ibis Manaus Aeroporto.

No ano passado, mais de 9 mil famílias receberam algum auxílio da FAS, totalizando cerca de 40 mil pessoas assistidas pela organização, em 16 Unidades de Conservação (UC) distintas. “É muito gratificante para nós poder participar desse processo de empoderamento local”, finaliza Betiol.

Ainda com o intuito de fomentar a economia local e oferecer aos hóspedes a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos ribeirinhos, o hotel montou uma estrutura para expor e comercializar seus produtos dentro do ibis Manaus Aeroporto, o “Jirau de produtos”. A renda será totalmente repassada para os ribeirinhos. “O Jirau é fruto de uma parceria inédita para tornar os produtos da floresta acessíveis. É uma aproximação cada vez maior dos produtores locais com o público”, conta Virgílio Viana.

A parceria da FAS com a AccorHotels começou em 2016 e está relacionada ao programa de sustentabilidade Planet 21, cujo um dos pilares é o relacionamento dos hotéis com as comunidades locais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo de base comunitária apoiada pelas regiões atendidas pela FAS.


Fonte:: Redação