Experiência de Marca

Espetáculo teatral MamÁfrica acontece em Belém

<br /> Apresentação homenageia cultura afro-brasileira

O Grupo Engrenagem, coletivo cênico que atua em Belém há quatro anos, vai apresentar seu novo espetáculo, “MamÁfrica”, no espaço cultural Centro de Artes (CALM). 

A montagem surgiu a partir de cinco histórias retiradas do livro “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Fatumbi, que trabalha com pesquisa de mito de origem.

O espetáculo conta em três atos a história de uma mãe que cuida e zela por seus filhos onde quer que eles estejam. No primeiro ato do espetáculo ambientado no continente africano, a mãe educa seus filhos e mostra a importância da crença nas divindades conhecidas como orixás. 

No entanto, em uma noite após um longo festejo o Português invade a aldeia e trafica o povo transformando-os em escravos na jovem terra morena. 

Em meio a desventura o povo mantém-se unido com força e com fé no espírito africano que habita em seu interior.

“Nós fizemos um ensaio lá no CALM e ja percebi que o espetáculo tinha que estrear lá. Por ser acolhedor, por ser íntimo. A plateia vai ver tudo de perto. E acredito que a mensagem de respeito a religião afro vai chegar aos espectadores”, conta Kevin Braga, que assina a direção e dramaturgia da peça.

“MamÁfrica” já é o sétimo espetáculo no currículo do Grupo Engrenagem, que sempre busca temas que potencializam a reflexão e crítica da realidade social, desta vez, eles fizeram uma homenagem a cultura afro-brasileira.

O espetáculo “MamÁfrica” vai acontecer nos dias 29, 30 e 1º de outubro, no Centro de Artes (Magalhães Barata, 842), sempre às 20h. Os ingressos custam R$ 30 e têm meia-entrada.