A capital baiana sediou a segunda reunião da Associação Nacional dos Secretários de Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur) deste ano. O evento, realizado hoje, no Hotel Sheraton da Bahia, contou com mais de 40 participantes.

Salvador sedia encontro de autoridades de turismo

19/08/2017

A capital baiana sediou a segunda reunião da Associação Nacional dos Secretários de Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur) deste ano. O evento, realizado hoje, no Hotel Sheraton da Bahia, contou com mais de 40 participantes.

Os gestores debateram estratégias para alavancar o turismo, sobretudo nos municípios da Bahia, e conheceram detalhes das ações executadas pelo Ministério do Turismo (MTur), apresentadas por Teté Bezerra, titular da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur.

Segundo ela, o atual cenário da capital baiana, no que diz respeito ao turismo, é empolgante e incentiva o Ministério do Turismo a colocar-se à disposição para parcerias com a Prefeitura de Salvador para a execução de projetos e ações que estão previstas para a cidade, a exemplo das requalificações de trechos de Orla.

“Percebi que o Turismo está sendo encarado com muita seriedade e compromisso em Salvador e fiquei feliz com isso. Há muita vontade, por parte da Prefeitura, de fazer com que o município seja porta de entrada do turismo na Bahia e há uma preparação de todas as ferramentas e instrumentos turísticos para que isso aconteça. A cidade se prepara cada vez mais para também ser porta de entrada do turismo internacional e o Ministério já despertou para isso”, comentou Teté.

Secretário Municipal de Cultura e Turismo e diretor institucional da Anseditur, Claudio Tinoco recepcionou os demais gestores e avaliou que, para fortalecer o seguimento no Brasil, sobretudo na Bahia, é preciso entrosamento entre os municípios.

“As trocas de experiências possibilitam o fortalecimento das ações municipais e oferece embasamento para que possamos reivindicar políticas nacionais e regionais para o turismo, que, em Salvador, é um dos principais setores da economia”, analisou Tinoco.

Após a reunião, os gestores fizeram um tour pela cidade e conheceram o Forte Santa Maria, a Orla de Salvador, a Casa do Rio Vermelho e a gastronomia da chef Tereza Paim.

A Anseditur é um colegiado de representação dos destinos indutores do desenvolvimento turístico regional para articular, integrar e fortalecer as políticas e ações internacionais, nacionais, estaduais e municipais.

Os objetivos da associação, de acordo com o atual presidente da organização e Secretário do Turismo de Palmas, Cristiano Rodrigues, são: influenciar nas políticas públicas nacionais em benefício dos municípios; intensificar a representatividade das cidades junto ao Ministério do Turismo e demais órgãos do Governo Federal; propiciar troca de experiências entre os municípios e oportunidades de divulgação em feiras e exposições.


Fonte:: Redação