Experiência de Marca

NLMK South America participa da Exposibram 2017

A NLMK Group, líder mundial na fabricação de aços especiais e uma das companhias mais eficientes e rentáveis no setor, traz para a da EXPOSIBRAM 2017, que acontece de 18 a 21 de setembro, na cidade de Belo Horizonte (MG), no Expominas - Centro de Feiras e Convenções,

A NLMK Group, líder mundial na fabricação de aços especiais e uma das companhias mais eficientes e rentáveis no setor, traz para a da EXPOSIBRAM 2017, que acontece de 18 a 21 de setembro, na cidade de Belo Horizonte (MG), no Expominas – Centro de Feiras e Convenções, suas chapas antidesgaste QUARD e seu aço de alta resistência QUEND.

O primeiro é um aço resistente à abrasão projetado para resistir ao desgaste em aplicações de diversos setores, como o da mineração. Já o segundo refere-se a um alto limite de escoamento em aços desenvolvidos para aplicação onde se busca redução de peso, que exige alta capacidade de carregamento, como elevação ou transporte.

“Para esta edição da Exposibram 2017, destacamos o QUARD 550, um chapa de aço com altíssima resistência ao desgaste severo, que tende a substituir os aços 600 Brinell disponíveis no mercado, pois o QUARD 550 possui melhor soldabilidade, a resistência ao desgaste será muito próxima e reduzirá custo ao cliente final pois seu preço de venda é mais competitivo, tornando-o desta forma a chapa com o melhor custo x benefício do mercado para aplicações submetidas ao desgaste severo”, afirma Paulo Seabra, diretor geral para América do Sul da empresa.

Seabra explica que a empresa conta com estoque nacionalizado, por isso, garante entrega das chapas em até 48 horas para toda região Sul e Sudeste do Brasil. Para demais regiões do Brasil, dependendo da distância, seria um, dois ou três dias adicionais. “Fizemos um investimento grande para garantir um estoque para pronta entrega, com nota fiscal do Brasil e frete incluso”, diz.

As durabilidades das chapas QUARD e QUEND as tornam ideais para máquinas grandes usadas em condições exigentes. As chapas QUARD são produzidas com minério de ferro puro, enquanto outras chapas concorrentes são produzidas desde sucata reciclada. Isso torna as chapas QUARD as mais puras e top da linha premium que estão disponíveis no mercado brasileiro.

Além disso, possuem propriedades excepcionais, pois permitem corte de alta precisão independentemente da técnica usada; usinagem, fresagem, furação e escareamento são feitos sem falhas; o raio de dobramento é reduzido para melhor desempenho; e a soldagem é de maneira mais fácil com um resultado de qualidade, enquanto mantém altas propriedades mecânicas das chapas.

A utilidade máxima só pode ser conseguida devido à combinação exclusiva de quatro fatores: planicidade, acabamento de superficial, tolerâncias de espessura e uma composição química otimizada de baixa liga com nível de pureza de aço muito acima do padrão. A NLMK é a única fabricante reconhecida e especializada na fabricação de chapas, tanto finas quanto grossas no setor de chapas de aço Q&T (temperadas e revenidas).

As chapas antidesgaste e estrutural estão disponíveis para pronta entrega desde o estoque local da NLMK South America, no Brasil, em espessuras de 3 – 160mm e largura de 1500 – 3100 mm.

As chapas QUARD são feitas em um aço martensítico resistente ao desgaste. O QUARD 400 possui dureza média de 400 HBW; no QUARD 450 é de 450HBW; no QUARD 500 é de 500HBW; no QUARD 550 é de 550HBW. Devido à sua versatilidade em termos de resistências ao impacto, capacidade de conformação a frio e excelentes condições de soldagem, o QUARD 400 combina alta produtividade na fabricação de peças que exigem conformação e maior vida útil ao desgaste.

É ideal para equipamentos de britagem e moagem; caçambas, lâminas, britadores e alimentadores; prensas conformadoras; separadores; peças para escavadeiras; sistemas de tubulação para substratos pastosos e transportadores de roscas.

O QUARD 450 oferece alta resistência ao desgaste e ao impacto, resultando em uma maior vida útil. A combinação da propriedade de conformação a frio e soldabilidade faz do QUARD 450 a escolha mais apropriada para a maioria das aplicações submetidas a desgaste e impacto. O QUARD 450 é recomendado para caçambas de caminhões rodoviários e fora da estrada; misturadores de cimento e betoneiras; coletores de lixo e contêineres para sucata; caçambas e lâminas; alimentadores, separadores e roscas transportadoras; equipamentos para mineração e movimentação de terra.

O QUARD 500 é um aço martensítico resistente ao desgaste com dureza média de 500 HBW. Sua altíssima resistência ao desgaste por abrasão e impacto o torna ideal quando se busca uma maior vida útil. Com a combinação de elevada dureza e propriedades mecânicas, QUARD 500 é a melhor escolha para as indústrias de reciclagem e mineração. É recomendado para as seguintes aplicações: peneiras; equipamento de britagem e moagem; esteiras transportadoras; garras e prensa de sucata.

O QUARD 550 possui a altíssima dureza média de 550 HBW. Sua excepcional resistência ao desgaste por abrasão o torna ideal quando se busca a maior vida útil possível em aplicações submetidas a desgaste por abrasão e impacto. Com a combinação de elevada dureza e propriedades mecânicas superiores, QUARD 550 é a melhor escolha para as aplicações em mineração onde o desgaste é severo e onde se busca alternativas para redução de custo aos aços 600 Brinell existentes no mercado.

Em todos os casos de chapas QUARD, o produto recebe uma pintura com um primer especial de baixo zinco, na cor verde, juntamente com um número de série individual por chapa, funcionando como o RG da peça, ideal para o seu rastreamento. Isto é possível graças ao controle que a NLMK tem de seus produtos, proporcionando ao comprador, exclusividade. Desta forma, os clientes podem auditar seus recebimentos, ficando fácil de identificar uma chapa QUARD e exigir dos seus fornecedores as chapas originais QUARD, pois nenhuma outra chapa possui esta pintura com o primer verde.

Em relação às chapas QUEND, são feitas em aço estrutural com extra-alta resistência, produzidas, temperadas e revenidas, com limite de escoamento mínimo de 700mpa. A QUEND 700 é recomendada para chassi de caminhão, equipamento de elevação e içamento, equipamento de movimentação e carretas.

A QUEND 960 tem um escoamento mínimo de 960 MPa e pode ser utilizada em lança de guindaste, equipamento de elevação, suportes estabilizadores, chassis, entre outros.

“A NLMK Clabecq possui mais de 220 anos de experiência na produção de chapas de aço, combinada com extensa experiência em laminação, movimentação e transporte. Por isso, produtividade é a palavra chave para os produtos fabricados com as chapas QUARD. Nossos aços são produzidos na usina NLMK Clabecq na Bélgica, localizada a poucos quilômetros do porto de Antuérpia, nos dando uma vantagem competitiva em logística para a América do Sul.”, finaliza Paulo Seabra.