O Estado de Minas Gerais se consolidou mais uma vez como referência em cooperativismo em todo o Brasil. A posição foi confirmada durante o 3º Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Minas Gerais se destaca em premiação nacional de cooperativas

24/11/2017

O Estado de Minas Gerais se consolidou mais uma vez como referência em cooperativismo em todo o Brasil. A posição foi confirmada durante o 3º Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) na última terça, 21 de novembro, em Brasília.

A iniciativa, promovida a cada dois anos, reconhece a atuação das cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão. Foram 18 as cooperativas mineiras vencedoras, número correspondente a 44% do total das ganhadoras, o que representa a força do setor no Estado.

A premiação é dividida nos níveis de maturidade Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, mesmos critérios e instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), e concedida nas faixas – Bronze, Prata e Ouro. A cooperativa com as melhores práticas é eleita como Destaque de Governança Cooperativista.

Minas Gerais foi destaque no Prêmio, com representantes em todos os níveis de maturidade. Foram seis Bronzes, oito Pratas e um Ouro na categoria Primeiros Passos; um Bronze e uma Prata na Compromissos com Excelência; e um Ouro na Rumo à Excelência, além da premiação de Destaque para Unimed-BH.

Relação das cooperativas mineiras premiadas:

Categoria: Primeiros Passos – Faixa Bronze: Coopmetro, Sicoob Cofal, Sicoob Coopemata, Sicoob Divicred, Unimed Juiz de Fora e Unimed Poços de Caldas.

Categoria: Primeiros Passos – Faixa Prata: Coopama, Coopatos, Cooxupé, Sicoob Cosmipa, Sicoob Credicom, Sicoob União Centro-Oeste, Unimed Uberaba e Unimed Vale do Aço.

Categoria: Primeiros Passos – Faixa Ouro: Sicoob Credialto.

Categoria: Compromisso com a Excelência – Faixa Bronze: Coocafé.

Categoria: Compromisso com a Excelência – Faixa Prata: Unimed Circuito das Águas.

Categoria: Rumo à Excelência – Faixa Ouro: Unimed BH.

Destaque: Melhoria Contínua – Rumo À Excelência: Unimed BH.


Fonte:: Redação