Belo Horizonte vai sediar, de 31 de outubro e 4 de novembro, mais uma edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit).

BH sedia segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia

21/10/2017

Belo Horizonte vai sediar, de 31 de outubro e 4 de novembro, mais uma edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit).

A expectativa dos organizadores é reunir na capital mineira cerca de 100 mil pessoas nos cinco dias de programação, que inclui 15 palcos e cerca de 500 horas de conteúdos com palestrantes nacionais e internacionais, encontros de negócios e painéis com youtubers e influenciadores digitais.

“Temos três grandes objetivos, que é transformar uma boa ideia em um grande negócio, conectar essas boas ideias que já estão em práticas às empresas e mostrar que Minas Gerais tem um grande potencial para a inovação”, diz o secretário de Ciência e Tecnologia Miguel Corrêa Júnior. Segundo ele, nos quatro anos de governo Fernando Pimentel (PT) o tesouro vai investir R$ 1 bilhão no setor. “Após a mineração e a agricultura, a terceira grande riqueza do estado é o conhecimento”, completou.

O evento é gratuito, com exceção das duas grandes vedetes da Finit: o Campus Party Minas Gerais e a Conferência de Inovação Anpei. O Campus Party é considerado a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. O evento será de 1º a 5 de novembro e contará com camping, caravanas, desafios tecnológicos, conferências, workshops e hackathos.

Já os participantes da Anpei debaterão a inovação em um mundo de transformação, por meio de palestras com especialistas, painéis simultâneos, experimentações, networking e apresentação de cases de inovação.

De acordo com Miguel Corrêa Júnior, um ponto importante da Finit será a participação de 1mil empresas de médio porte do estado, que foram convidadas pelo fato de admitirem ter investido pouco em inovação nos últimos meses. “Um dos focos da feita é levar essas startups e ofertar suas soluções para as empresas, gerando novos contratos e trazendo benefícios para todos: novos empregos, arrecadação de impostos e riqueza para os empresários”, explicou.

A programação da Finit inclui ainda a Arena Criativa (destinado para a troca de experiências e formação de parcerias locais) e a Arena de Negócios – que terá entre seus diversos eventos, o movimento 100 Open Startups, a principal plataforma de conexão entre startups e empresas. Para se ter uma ideia, segundo os organizadores do eventos, atualmente o movimento reúne 400 grandes empresas e 4 mil executivos que se conectam e colaboram com as propostas cadastradas. Para participar da 100 Open Startups têm até hoje para se inscrever.

Na Mini Maker Faire Belo Horizonte, os participantes terão contato com invenções de todo o tipo e atividades de economia criativa nas mais diversas áreas e para todas as idades, como eletrônica básica, papercraft e Lego. O espaço terá ainda laboratórios de programação, exposição de impressoras 3D, máquinas de corte, robôs e humanóides, A promoção de atividades de divulgação científica realizadas em instituições nacionais é a marca da Arena Experience, que apresentará a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Tecnofeira Cotemig 2017. 


Fonte:: Redação