Experiência de Marca

Mercosuper doa produtos para o IPCC

A doação é referente ao recolhimento feito pela Apras Solidária de todos os produtos expostos na feira pelas 230 empresas participantes.

A Mercosuper 2018, 37ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, realizada entre os dias 10 e 12 de abril, no Expotrade Convention Center, terminou com 47 contratos assinados por expositores para a participação na feira do ano que vem.

Neste ano, o evento gerou R$ 540 milhões em negócios, recebeu 45 mil visitas e doou 2,5 toneladas de produtos, entre alimentos e materiais de higiene e limpeza, para o IPCC – Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

A doação é referente ao recolhimento feito pela Apras Solidária de todos os produtos expostos na feira pelas 230 empresas participantes. A ação sustentável existe desde 2007 com o nome Apras Mulher, mas a partir deste ano passou a se chamar de Apras Solidária.

Desde a sua concepção, o projeto já doou mais de 18 toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza para diversas instituições beneficentes.

A feira de negócios ofereceu mais de 40 palestras, oficinas e fóruns e teve como tema principal o desperdício de alimento, que foi discutido em um Fórum realizado na manhã do dia 10 de abril por diversos especialistas de toda a cadeia alimentícia.

No mundo, um terço de todo alimento produzido é desperdiçado, o que gera um custo de 750 bilhões de dólares, segundo alerta da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

O Fórum já resultou na ampliação do assunto em uma reunião que será realizada em maio pelo Comitê de Prevenção de Perdas da Apras sobre o vencimento de produtos.

“Precisamos avançar nesse tema e conseguir mudanças para que possamos ficar iguais aos países de primeiro mundo, que apenas recomendam consumir o produto até determinada data e que a posteriori podem ser doados. Na França por exemplo o estabelecimento é multado se não doar, já aqui no Brasil não podemos fazer isso para não sermos multados.”, disse o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, no encerramento da Mercosuper.

Zonta falou sobre o conceito de um produto estar apto para consumo às 23h59 e inapto um minuto depois. “O leite, por exemplo, pode ser consumido até o momento que ele coalha, e depois pode ser usado para fazer requeijão e coalhada, tornando-se um subproduto. Por isso, devemos abrir a nossa mente e fazer a nossa parte para diminuir o desperdício de alimentos e erradicar a fome no mundo.”, destacou.
 

Prêmio Expositor Nota 10

No jantar de encerramento da Mercosuper 2018, foi entregue o Prêmio Expositor Nota 10 aos expositores eleitos pelos visitantes como melhores nas categorias visual merchandising, inovações, e melhor atendimento, apresentando as melhores práticas para os supermercadistas paranaenses.

Com o objetivo de dar oportunidade para as empresas de todos os tamanhos, cada uma destas categorias premiou os expositores de pequeno, médio e grande porte.

O prêmio é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, que é o instituto de pesquisa parceiro da Apras, junto aos visitantes nos dois primeiros dias da feira de negócios.

Também foi entregue o “SuperMix – Anunciante do Ano”, que premia o anunciante que se destacou em 2017 como o maior anunciante da Revista Supermix. A vencedora foi a empresa Girando Sol, eleita pelo Conselho Editorial da Revista.