Experiência de Marca

FTN apresenta novidades no trade turístico

<!--StartFragment-->Com foco na qualificação profissional para vendas de produtos de turismo, troca de informações e realizações de negócios,<!--EndFragment--> a 11ª edição do Fórum de Turismo de Negócios (FTN) foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro, em Florianópolis e com atividades em Blumenau (SC).

A 11ª edição do Fórum de Turismo de Negócios (FTN) foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro, em Florianópolis (SC). Com a organização feita pelo Instituto de Mídias do Comércio, Cultura, Esporte e Turismo (IMCETUR), reuniu no Hotel Majestic agentes de viagens, operadores, jornalistas e autoridades do turismo e expositores.

Na abertura do evento, a presidente do IMCETUR Marta Lobo, destacou que o FTN vem se firmando como veículo de promoção dos produtos dos parceiros de negócios como destinos, hotéis, operadores de turismo, parques, locadoras, companhias aéreas, restaurantes e todos os produtos de turismo.

“Nossos objetivos são capacitar e trocar informações entre o trade do turismo, englobando os agentes de viagens e operadoras nacionais e internacionais, hoteleiros e demais atores do cenário do turismo”. O evento já foi realizado nas edições itinerantes em Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP) e Lisboa (Portugal). “A participação coopera para uma demanda de turistas e abre portas para novos negócios para quem expõem seu produto ou visita o evento”, acentuou.

 

Palestras
Os diferenciais da rede portuguesa de hotéis Dom Pedro foram apresentados pelo diretor de marketing Pedro Ribeiro, que comentou que o país está entre as novas opções de destinos para os brasileiros, principalmente na região de Algarve. “É importante que as operadoras brasileiras comecem a perceber que Algarve tem a oferecer”, observou. Com sete hotéis em Portugal e um em Fortaleza (eleito o melhor hotel de praia do Brasil), no Ceará; a Dom Pedro também adquiriu cinco campos de golfe situados em Vilamoura, no Algarve, e um campo no Eco-Resort Aquiraz Riviera, no Ceará, apostando na divulgação da experiência do golfe em suas unidades.

O gestor Nuno Valagão, da My Agente, especialista em turismo, trouxe para o FTN as novidades das redes hoteleiras de Portugal, como a Fátima Hotels Group, maior rede em Fátima com dez hotéis; a Quinta do Vallado, que promove o enoturismo; a rede hoteleira Bom Jesus, com cinco hotéis em Braga; e Cortes de Cima no Alentejo, que realiza passeios pelas vinhas. Valagão afirmou ainda que Portugal segue como destino turístico preferido entre os brasileiros, sendo que nos primeiros 6 meses de 2018 houve um aumento de quase 12% no número de brasileiros que viajaram para as terras lusas.

Ana Huamann, chefe executiva da SalkantayTrekking empresa especialista em trilhas e expedições, mostrou aos presentes os pacotes de caminhadas como, por exemplo, pela Cordilheira dos Andes com destino a Machu Picchu. São cinco dias de expedição até a chegada à cidade perdida dos incas, saindo de Cuzco. As trilhas são orientadas por equipe capacitada e seguem os passos dos incas. No roteiro escalada, mergulho em águas termais, passagens por pomares tropicais e culturas de café, paradas para alimentação, acampamentos em barracas. O ponto mais alto da trilha é o Passo de Salkantay, de 4.608 metros.

A diretora de turismo de Blumenau, Luiza Borda, falou sobre a cidade que foi denominada a Capital Brasileira da Cerveja. O município apresenta festa e atrações o ano inteiro, incluindo a famosa festa alemã Oktoberfest; a Sommerfest, um festival de cervejas com rótulos do mundo inteiro; a Osterdorf (Vila de Páscoa); Festival Náutico Blumenau a Bordo; a Cãominhada; Vila Germânica Rock Festival; Caminhadas das Nascentes e da Vila Itoupava; Festitália; as feirinhas da servidão; e o Roteiro Blumenau Gastronômico. E, ainda, o evento Sabores de Santa Catarina, que reúne em um único espaço o melhor da gastronomia, receitas e produto genuinamente catarinenses.

Os participantes do FTN tiveram a oportunidade de ir também até Blumenau em Santa Catarina, e conhecer as cervejarias do Vale da Cerveja, o Museu dos Clubes de Caça e Tiro, o bairro Vila Itoupava – região mais alemã da cidade, com fábrica de licores e chocolates -, e fizeram uma caminhada Cultural pela Rua XV de Novembro, acompanhados pela historiadora Sueli Petry. A programação do FTN contou ainda com rodadas de negócios, quando foi possível aos participantes realizarem contatos importantes, conhecerem com mais detalhes pacotes e serviços das operadoras, e também com a feira com exposição de produtos.

O evento contou com o apoio da Santur, Pousada Recanto das Flores, Hotel Tri e o Café Colonial da FamíliaSens.