Experiência de Marca

Feira do Livro de Brasília começa na próxima semana

A 34ª edição da Feira do Livro de Brasília está confirmada, mais uma vez, no Pátio Brasil, com programação entre os dias 1º e 10 de junho.

A 34ª edição da Feira do Livro de Brasília está confirmada, mais uma vez, no Pátio Brasil, com programação entre os dias 1º e 10 de junho.

O tradicional evento reunirá escritores, leitores, estudantes, professores, especialistas e profissionais do mercado de livros para, a partir da literatura infantil e infanto-juvenil, promover a aproximação do público com o diversificado universo da literatura. A entrada é gratuita.

O tema escolhido para a edição de 2018 da Feira é “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?” Ele aponta para um gênero literário que vem se consolidando como campeão de vendas no mercado nacional – a ponto de registrar, nos últimos anos, expressivo crescimento em importância, relevância e sobretudo qualidade.

Dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostram que o crescimento das vendas do gênero infantil, em 2016, na comparação com 2015, foi de 28%, contrastando fortemente com a queda de 9,7% do mercado como um todo no mesmo período.

Outro fato que pesou na escolha do tema se relaciona com os desafios que envolvem a popularização da leitura desde a infância. Assim, a Feira do Livro de Brasília renova seu propósito de contribuir para ampliar o acesso aos livros, popularizar a leitura e tornar conhecidos a literatura – tanto a local e regional quanto a nacional e internacional – e seus expoentes.

A Feira do Livro de Brasília é organizada pela Câmara do Livro e pelo Instituto Latinoamerica.

A programação do evento será gratuita e contará com espetáculos teatrais, palestras com autores e estudiosos, bate-papo com escritores de renome nacional e internacional, debates, apresentação de cordel, contação de história e muito mais. Terão lugar na Feira, ainda, conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva.

Uma novidade é o Espaço Democrático dos Escritores Independentes. Serão disponibilizadas prateleiras nas quais os autores poderão expor seus livros. Para participar do espaço, basta mandar um e-mail para [email protected], dizendo dia e horário que pretende ocupar.