Experiência de Marca

Made inova com Design for Business

A Made, empresa que atua há três anos e meio em Goiânia, inova no mercado nacional propondo consultoria de marca com foco em negócios.

      Aline Ávila e Maicon Mello

A Made, empresa que atua há três anos e meio em Goiânia, inova no mercado nacional propondo consultoria de marca com foco em negócios. Com esse novo posicionamento, a empresa vai além do branding tradicionalmente oferecido e passa a se chamar Made Design for Business.

Hoje com atuação em Goiânia, Brasília e São Paulo, a Made começou despretensiosamente, capitaneada pelos sócios Maicon Mello e Aline Ávila. Ele designer gráfico, diretor executivo de uma agência de propaganda de grande porte em Goiás, e ela jornalista com MBA em Branding Innovation.

Juntos, eles desenvolveram uma metodologia própria, a partir de seus estudos e experiências, que agrega diversos processos criativos de pesquisa para gerar insights e projetar estratégias para seus clientes ao lado dos gestores e fundadores da marca.

A Made trabalha em três grandes frentes: criação, reposicionamento e expansão da marca. “Quando criamos a nova marca, construímos junto com seus fundadores toda a base cultural dessa nova empresa, o que gera fundamentação tanto para o planejamento estratégico quanto para a experiência”, afirma Aline.

No caso de haver necessidade de reposicionamento, é feito um grande diagnóstico para entender as lacunas entre o que a empresa efetivamente é e o que ela promete ser. Essa análise contempla todos os stakeholders da marca, ou seja, todos os públicos.

“A partir daí, construímos a plataforma estratégica, que serve como guia para a elaboração do planejamento estratégico, a fim de preencher aquelas lacunas e projetar os diferenciais da marca. Aqui, a fase de experiência de marca pode ou não acontecer, dependendo do que for definido na fase diagnóstica”, explica Maicon.

Na última frente é realizado um trabalho pontual de expansão da marca, que é realizado quando a empresa, mesmo alinhada, sente gargalos para expansão, ou quando há um novo serviço ou produto a ser lançado e isso exige um planejamento mais elaborado. “Nós nos ancoramos na abordagem transversal e dialógica que o design propõe, utilizando diferentes ferramentas para traçar caminhos estratégicos que geram crescimento real e sustentável”, explica Maicon.

Aline Ávila e Maicon Mello

Muitas vezes a empresa tem uma marca linda, lembra Aline, mas que não sabe o que fazer com ela. “Negócios prósperos necessitam de marcas fortes e consistentes e a coexistência de ambos parte de uma constante simbiose no fortalecimento de um e do outro. Nossa intenção é ajudar essas marcas a irem além do design”, afirma.