Belo Horizonte recebe o Festival VerboGentileza

11/07/2018


Convidar. É com este verbo que o Festival Verbogentileza anuncia sua terceira edição para os dias 10, 11 e 12 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte. O verbo dá movimento ao substantivo “gentileza” e traz sentido ao projeto que busca ser coletivo, uma rede que conecta pessoas e marcas a favor da disseminação da gentileza urbana.

O evento conta com workshops, cinema ao ar livre, feiras, Yoga, oficinas, arte, intervenções cênicas, espaço gastronômico, música – banda Moons e Castello Branco já estão entre os confirmados – além do icônico Portal da Gentileza, a instalação de fitas coloridas e frases inspiradoras que é uma marca registrada do projeto.

Mais que entretenimento, o Festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.

“Queremos que as pessoas participem, sejam atuantes nesse movimento e não apenas espectadores. Este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para entrar nesse movimento com a gente, para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, e calor ao que está frio.”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza.

Para a programação, a ser divulgada em breve, foram convidados projetos já consolidados e iniciantes, com mais e menos visibilidade, com a finalidade de conectar marcas e pessoas que têm às que precisam de apoio e voz.

Ao convidar, o lugar de fala do outro é respeitado e os palcos do Festival se tornam oportunidades, com uma inclusão relevante e transformadora. Só assim é possível traçar o caminho sustentável, ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

“Muito antes de ser um entretenimento, O Festival Verbogentileza tem o objetivo de ser um aprendizado. A partir do momento que as pessoas têm mais consciência de si, elas se tornam mais aptas a se divertirem pelo caminho, seja ele qual for, mais preparadas pra lidar com as adversidades, e muito mais abertas pra entenderem seu lugar no mundo e como elas podem contribuir para o todo. A gentileza faz parte disso. O autoconhecimento e o autocuidado são fundamentais para que as pessoas tenham leveza, sejam mais gentis, contribuam para uma vida urbana melhor.”, finaliza Patrícia.

O evento é idealizado pela Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo, com projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 251/001/2017). O Festival Verbogentileza é apresentado pelo Claro Música, com patrocínio do Instituto Unimed.

Fonte: Redação Promoview.