Experiência de Marca

ABMP debate comunicação com profissionais do mercado

Para consolidar este cenário com base em uma análise qualitativa, foram realizadas dezenas de entrevistas com agências, profissionais e estudantes de toda a cadeia produtiva do setor.

Em clima de confraternização e ávidos por novidades, mais de 100 profissionais do mercado baiano de comunicação marcaram presença no café da manhã promovido pela Associação Baiana do Mercado Publicitário, na manhã de 28 de agosto, no Senac da Casa do Comércio, para saber o que revela a mais recente pesquisa voltada para o setor.

Para consolidar este cenário com base em uma análise qualitativa, foram realizadas dezenas de entrevistas com agências, profissionais e estudantes de toda a cadeia produtiva do setor: produtoras, gráficas, veículos noticiosos, assessorias, agências digitais e de propaganda e anunciantes.

De acordo com Diego Oliveira, fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight, empresa responsável pela pesquisa, a maioria dos participantes apresenta um mercado maduro, que o enxerga em estado de construção e está em busca de aprendizados para melhoria dos negócios. “São essas mudanças que farão toda a diferença para que o brilho continue nas criações, defesas de mídia, planejamento, atendimento e etc.”, explicou.

Ainda assim, frases como “Medo do novo”, “Existe preguiça do mercado” e “A falta de posicionamento das agências as tornam reféns” também apareceram no levantamento, potencializando ainda mais a importância de aproveitar o momento de união.

Para Oliveira, “Há consciência da necessidade de rever o passado para pensar o presente. Diante disso, é preciso dar importância aos vários “olhares”, seja da agência, do anunciante, estudante, veículo ou academia. É a união que vai fazer toda essa diferença para começar o novo mercado.”, ressaltou.

Com projetos inovadores em andamento, a ABMP desponta como referência para estes profissionais quanto à projeção do mercado local. Para os entrevistados, a entidade tem o importante papel de ser vitrina do profissional de comunicação, tanto dentro de Salvador, quanto de dentro pra fora e vice-versa. A presidente da Associação, Ana Coelho, celebra esta informação, tendo em vista as medidas que vem tomando em prol do mercado.

“Na ABMP, encaramos como missão destacar o quanto nosso mercado é profissional, qualificado para atender as demandas de qualquer cliente. A pesquisa é um marco inicial para identificar e planejar as próximas ações, tem os programas ao vivo Quem sabe faz a live, que a gente exibe quinzenalmente pelo Facebook, sempre com temas voltados ao mercado de comunicação e participação de profissionais locais, em novembro faremos o Scream em parceria com a Saltur, voltado para a indústria criativa e por aí vai.”, pontua a presidente.

Tendências

Cada vez mais veloz, a comunicação passa por mudanças que desafiam quem trabalha com esta missão. Segundo o CEO da Youpper, planejar ações um ano adiante pode ser perda de tempo porque a reputação da marca, os meios e linguagem para interagir com o público podem, rapidamente, mudar também, principalmente nos meios digitais. Para ele “Não basta apenas conhecer o digital, é preciso saber como gerar negócios rentáveis, com propósitos. O profissional precisa ter um olhar híbrido, saber usar o dado do mundo off com o digital. Essa é a grande preocupação.”

Entretanto, este processo de aprimoramento da relação com o digital também deve incluir o consumidor, considerando o crescimento da exigência, a busca por direitos tendo as redes sociais como canal para queixas e a menor fidelidade às marcas. Sem abrir mão do otimismo, Oliveira apontou  três palavras de ordem para os visionários a espera do novo mercado: ousadia, comprometimento e segurança.

Debate

Falando em palavras de ordem, após a apresentação da pesquisa, profissionais de variados segmentos foram convidados para um debate, onde ética, conexão, capacitação de todas as gerações e comunicação integrada deram o tom da conversa.  Participaram Leonardo César (Grupo A Tarde), Cláudio Carvalho (Morya), Tereza Barreto (SLA), Gabriela Simões (Salvador Norte Shopping) e Alice Vargas (Sebrae), mediados por Diego Oliveira, da Youpper.

“O bate-papo foi muito rico, mostrando que tem espaço pra todo mundo. O digital está aí pra ser visto como um desafio, um provocador de novidades e não como um obstáculo. As mídias off tem diversas possibilidades e criatividade é o que não falta ao profissional baiano. O importante é unir forças, trabalhar de forma integrada pra todos crescerem juntos.”, provoca a presidente.

Próximos passos

A partir das pesquisas e do que foi mencionado pelos profissionais presentes no encontro, a ABMP apresentou cinco grupos de trabalho formados pelos seguintes temas e líderes: Mídia e Planejamento, orientado por Eder Galindo, da Ideia 3; Capacitação profissional, por Adelino Mont’Alverne, da UniRuy; Empreendorismo e Startup, por Lucas Reis, da Zygon; Inovação e criatividade, por Potyra Lavor, do Grupo Aratu; Insights, por Tereza Carvalho, da SLA. Estes grupos são abertos a qualquer profissional de áreas a fins, basta entrar em contato com a associação pelo e-mail [email protected] ou ligando para 71 3353-6385.

O objetivo, ressalta Ana Coelho, é aproveitar o conhecimento, experiência e entusiasmo de cada um que represente o setor para trazer melhorias, novas ideias e mais oportunidades. A pesquisa completa vai estar disponível a partir desta quarta-feira no site da ABMP para quem quiser saber mais detalhes.