Mídia

Starbucks fatura 2 milhões de dólares com mídia espontânea

Desde o último domingo (05/05), as redes sociais só conseguem falar em um assunto aparentemente: o copo de café de “Game of Thrones”.

Desde o último domingo (05/05), as redes sociais só conseguem falar em um assunto aparentemente: o copo de café de “Game of Thrones”.

starbucks logo

Em meio à adrenalina e revolta com os acontecimentos da reta final da série, o último episódio acabou bombando na internet graças a um erro bobo da produção que fez com que Daenerys Targaryen celebrasse a vitória da Batalha de Winterfell com um cafezinho.

As principais novidades do universo da propaganda estão aqui.

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Alguns memes, pedidos de desculpas e ajustes depois, a verdade é que a situação ganhou tamanha proporção que acabou beneficiando bastante… o Starbucks.

Nos três dias posteriores à implosão do caso, a rede de cafés aparentemente conquistou cerca de 2,3 bilhões de dólares em mídia espontânea graças à participação especial do copo.

É bom lembrar, o copinho nem era da marca, e, sim, do próprio serviço de alimentação da HBO, mas isso não impediu que o caso fosse atribuído à empresa a ponto do próprio Google criar uma caixinha de informações gerais sobre o assunto no buscador com a tag “Daenerys Starbucks” (é sério, busque estes termos agora no site).

game of thrones starbucks

O cálculo é da Hollywood Branded, consultoria estadunidense de marketing que também afirma que o blooper inesperado também rendeu cerca de 10.627 menções ao Starbucks atreladas à série em todo o mundo, fosse na internet, no rádio ou na televisão.

“Esta é uma colisão de oportunidade única para o Starbucks.”, afirma a CEO da Hollywood Branded Stacy Jones à CNBC sobre o caso, o qual ela também confirma que o estudo da consultoria é apenas “A ponta do iceberg” do tanto de marketing que a série rendeu à empresa.

É tão verdade que a plataforma de monitoramento de redes sociais Talkwalker vai além dos números de menções da consultoria e declara que só nas redes sociais e blogs o número de vezes das duas marcas foi de mais de 193 mil.

Embora surpreendente, números assim são esperados se considerar a imensa popularidade do programa nos dias de hoje. Em meio a todo o hype da última temporada, “Game of Thrones” vem atraindo uma audiência de mais de dez milhões nesta reta final, o que para especialistas significa que um eventual product placement na série custaria um valor da casa dos seis dígitos.