AlmapBBDO aposta em novos formatos publicitários

04/09/2018


O Global Creativity Report Cannes, relatório anual que avalia os resultados do Festival de Criatividade de Cannes, apontou a AlmapBBDO entre as líderes criativas nas novas categorias do festival –especialmente nas voltadas ao entretenimento e vídeo.

Assim, a agência é a única brasileira a figurar nas primeiras posições de Social & Influencers, Entertainment e Film. Além disso, é a única representante do País na lista das top Agências do Ano do Entertainment Lions.

Nesta edição do Festival de Criatividade de Cannes, a AlmapBBDO trouxe os três Leões do Brasil em Social & Influencers, categoria estreante na competição e que celebra as campanhas que fizeram o uso mais criativo das redes sociais e dos influenciadores.

“Neymarless Sponsorship”, a campanha da GOL Linhas Aéreas que contratou o Neymar. mas não o utilizou para que o jogador aproveitasse melhor o seu tempo para treinar, assim afirmando o compromisso da companhia aérea com a qualidade do tempo do passageiro, trouxe a Prata e o Bronze.

O case também recebeu a Prata e o Bronze em outra categoria inédita de Cannes, Brand Experience & Activation, além do Bronze em Entertainment. O terceiro Leão do Brasil em Social & Influencers foi para “WTF Ronaldo”, de Snickers, que mostrou o que acontece ao Ronaldo Fenômeno quando ele fica com fome e confuso, seguindo o posicionamento da marca “Você não é você quando está com fome”. 

Os resultados do documentário “Endless Stories”, a plataforma que recupera as histórias por trás da Luta do Século, o lendário confronto entre os boxeadores Muhammad Ali e Joe Frazier, 100% criada a partir do acervo editorial de Getty Images, ajudou a consolidar a performance da agência no Global Creativity Report. “Endless Stories” esteve entre as campanhas mais premiadas do País, levando o Leão de Ouro em Film, a Prata e o Bronze em Film Craft, a Prata em Entertainment e o Bronze em Design.

Outro relatório de impacto global, o Warc Gunn Report 2018, que avalia a performance criativa e de eficácia das agências com base em seus desempenhos em importantes festivais locais e internacionais, evidenciou a AlmapBBDO como a agência mais criativa do mundo e a mais eficiente da América Latina, destacando-a também por seus trabalhos desenvolvidos sob novos formatos publicitários.

As campanhas número um e dois em criatividade na América Latina, segundo o ranking, respectivamente “Infinitas Possibilidades” e “Nosferatu – The Non Silent Film”, criadas pela agência para Getty Images, trazem conteúdos criativos que comprovam todo o potencial do banco de dados da líder mundial em arquivos visuais.

“Infinitas Possibilidades” recria os rostos de personalidades globais a partir de um meticuloso uso dos arquivos de imagem da marca. “Nosferatu – The Non Silent Film” lança uma versão sonorizada do clássico do cinema mudo de 1922, totalmente feita com material de áudio de Getty Images, chamando a atenção à extensa biblioteca de arquivos sonoros da marca.



Entre as campanhas líderes em eficácia na América Latina, o WARC Gunn Report elencou as webséries de Antarctica e a campanha de Doritos Mystery, ambas conteúdos de entretenimento criados pelaAlmapBBDO e os dois únicos cases brasileiros a constar nos top 10 mais eficazes.

As séries de Antarctica centram nos enredos vividos por Guto da BOA e seus amigos da boêmia carioca, com desdobramentos em ações reais, como a criação do bloco de carnaval de rua Na Lata, entre outros. Já “Doritos Mystery” desafiou o público a respeito do grande mistério dos novos sabores das tortilhas de Doritos em uma extensa campanha digital que contou com o lançamento de uma loja física, entre outros “spin offs”.

Trajetória que se consolida no entretenimento

Já no Cannes Lions de 2014, a AlmapBBDO era reconhecida internacionalmente por suas criações em entretenimento e novos formatos na publicidade. Na edição em questão, o memorável case “Despedida da Kombi”, que documenta o deslançamento do modelo da Volkswagen tão presente na memória afetiva do público, conquistou sete Leões, incluindo dois Ouros na extinta categoria Branded Content & Entertainment e o Bronze em Film. “First Days Out”, o delicado curta-metragem que retrata a importância que os cachorros de estimação exercem na ressocialização e reestruturação emocional de ex-prisioneiros, criado para Pedigree, recebeu o Bronze em Health and Wellness em 2015.

A própria Getty Images tem se tornado um benchmark ao longo das últimas edições do festival, contando com as campanhas brasileiras mais premiadas, todas de vídeo e entretenimento, em 2016 (“Infinitas Possibilidades”), em 2017 (“Nosferatu – The Non Silent Film”) e neste ano (“Endless Stories”). Em 2017, “Iris & Thula”, que refaz a história verídica de uma amizade muito especial entre uma gatinha e a jovem Iris, uma menina diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em grau severo, publicada na plataforma de conteúdo “Alimente a Curiosidade”, de WHISKAS, foi reconhecida com o Bronze em Health and Wellness em 2017.

O caso da Volkswagen

Volkswagen é uma das primeiras empresas automobilísticas do país a apostarem em branded content. O case de aquecimento do Novo Polo é um exemplo disso: para envolver e engajar o público no lançamento do novo modelo da marca, a AlmapBBDO criou “01.09”, um thriller de suspense e ação narrado em capítulos, cujos enigmas eram desvendados pouco a pouco no decorrer de cada episódio da trama. Ao final, no dia 01.09, revelou-se o grande mistério por trás da série: o Novo Polo - 01.09 lido de trás para frente.

O Novo Polo passou a ocupar a quarta colocação em vendas no Brasil. A campanha #desache, que aguçou a curiosidade do público sobre o Novo up! por meio da enigmática hashtag que se espalhou no ambiente digital e por diferentes praças brasileiras, acabou por revelar o novo modelo da Volkswagen e o seu posicionamento sobre “desachar” velhas opiniões e rever novos pontos de vistas.

Atualmente, a montadora cresce acima do mercado: 2018 marca a retomada positiva da marca no país, que deixou o terceiro lugar em vendas para assumir uma segunda posição sólida já no final de 2017.

Os investimentos da AlmapBBDO

Ciente do poder das boas histórias bem contadas, a AlmapBBDO tem investido na formação de seus criativos com o curso de roteiro realizado pela Roteiraria dentro da agência. Durante seis meses, aulas semanais estimulam a criatividade e apuram a técnica em narrar uma história, seja ela um filme, uma série, ou mesmo um vídeo que não se atenha aos 30 segundos de duração.

A AlmapBBDO é a primeira agência brasileira a levar este tipo de formação aos seus times. Afinal, branded content é o formato publicitário que desperta o interesse de mais de 70% dos consumidores, de acordo com o recente estudo Content Connect II, da Reuters.

Nas palavras de Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, “Fala-se muito que ‘o formato da propaganda está desacreditado’. O formato não está desacreditado. Ele chega até o momento de saturação e se reinventa. A grande questão é experimentar, sobretudo com as plataformas que temos à disposição e com toda a tecnologia que veio para ajudar nos pontos de contatos com as pessoas que consomem conteúdo. No fim das contas, o que vale é a boa ideia bem executada, que emociona as pessoas e as fazem se sentir conectadas com as marcas.”, finaliza Luiz.

Os resultados da AlmapBBDO no Global Creativity Report Cannes 2018

Agência do Ano em Entretenimento: #1 no Brasil;
Categoria Film: #1 no Brasil;
Categoria Entertainment: #1 no Brasil;
Categoria Social & Influencers: #1 no Brasil;

No Warc Gunn Report 2018

Agência #1 em criatividade no mundo;
Agência #1 em efetividade na América Latina;
“Endless Possibilities” e “Nosferatu”, de Getty Images: as campanhas mais criativas da América Latina;
“Antarctica Webseries”, de Antarctica e “Doritos Mystery”, de Doritos: top 10 em efetividade na América Latina/ Cases #1 e #2 em efetividade no Brasil.

Fonte: Redação Promoview.

TAGs: Agências em Geral Cultura Marketing