Experiência de Marca

Flamengo assume liderança do ranking digital e se torna clube com maior base digital do país

Com monitoramento e análise contínua sobre a base de inscritos nas principais redes sociais dos clubes brasileiros, o IBOPE Repucom identificou na noite de ontem, 27, a tomada da liderança no ranking digital de clubes pelo Clube de Regatas Flamengo.

Com monitoramento e análise contínua sobre a base de inscritos nas principais redes sociais dos clubes brasileiros, o IBOPE Repucom identificou na noite de ontem, 27, a tomada da liderança no ranking digital de clubes pelo Clube de Regatas Flamengo.

Nesta manhã, 28, o clube carioca já havia ampliado a sua vantagem para 29 mil inscritos, considerando as redes sociais monitoradas. Alterações de posição entre os top 5 clubes do ranking são raras, por isso a importância deste feito pelo clube carioca.

Atualmente, as plataformas sociais de Flamengo e Corinthians correspondem a 31% de todas as inscrições em redes sociais de clubes brasileiros de futebol.

Nos últimos oito meses, o Flamengo registrou mensalmente o maior crescimento entre os 40 clubes analisados e, até o momento, conquistou mais de 2,4 milhões de novos inscritos em suas redes em 2017, uma evolução de 14% em relação ao levantamento de dezembro de 2016. Por sua vez, o Corinthians agregou 1,4 milhão de novas inscrições, 8% a mais que em dezembro do ano anterior.

Este crescimento, superior ao do clube paulistano ao longo dos últimos nove meses, credenciou o clube da Gávea a conquistar a liderança do ranking digital, consolidando sua posição de clube de futebol referência em volume de inscritos no país.

Este ano tem sido importante para as mídias sociais do Flamengo. Em 2017, o clube alcançou a liderança de inscritos em três das plataformas monitoradas. Em janeiro, alcançou a liderança em inscrições em sua conta no Instagram, em junho se tornou líder em inscritos no Facebook e em agosto a "FLA TV" obteve a liderança de inscritos entre os clubes brasileiros de futebol no YouTube.

"A busca de informações sobre os clubes de coração através das mídias sociais já é hábito para os internautas fãs de futebol, e há grande oportunidade para os clubes na criação de propriedades e produção de conteúdo patrocinado em parceria com seus patrocinadores. Uma boa estratégia de ativação apoiada na produção de conteúdo de qualidade certamente impulsiona os resultados e aumenta o engajamento com os conteúdos publicados", declara José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.