Experiência de Marca

Real Madrid e Barcelona fazem ‘El Clasico’ no Facebook

Real Madrid e Barcelona não entraram em campo para se enfrentar no fim de semana. Mas, no mundo virtual, fizeram um duelo empolgante, cujo anúncio da vitória foi feito pelos merengues às 18h38 (horário de Brasília) do último sábado (dia 1º).

Real Madrid e Barcelona não entraram em campo para se enfrentar no fim de semana. Mas, no mundo virtual, fizeram um duelo empolgante, cujo anúncio da vitória foi feito pelos merengues às 18h38 (horário de Brasília) do último sábado (dia 1º). O time atingiu a marca de 100 milhões de seguidores no Facebook.

“Essa marca nos anima a seguir trabalhando para consolidar nossa liderança também nas redes sociais”, festejou José Ángel Sánchez, diretor geral do Real Madrid.

O Barcelona, por sua vez, levou quase nove horas a mais para chegar ao número emblemático. O anúncio aconteceu às 3h31 do domingo. Apesar da conquista, não faltaram deboches.

“Sempre atrasado. Real Madrid é o primeiro clube a atingir esse feito. O melhor time de todos os tempos. O Real é sempre o primeiro”, escreveu um torcedor.

“O Real Madrid é a primeira equipe a chegar a 100 milhões. Que lindo ser Real Madrid”, provocou outro.

O fato é que o time madrilense realizou campanha mais organizada. A equipe escalou seus principais ídolos para arregimentar seguidores. Cristiano Ronaldo, Bale, Sergio Ramos, James Rodríguez e Marcelo foram alguns atletas do atual elenco que entraram na campanha.

Benzema prometeu sortear uma camisa autografada. Kaká e Beckham, ídolos do passado, engrossaram a iniciativa. É uma força considerável, já que apenas CR7 tem mais de 120 milhões de seguidores no Facebook.

O Barcelona, por sua vez, prometeu apenas camisas autografadas de Messi, Neymar e Luis Suárez. Nenhum atleta entrou na campanha em suas contas pessoais. Mesmo derrotado no Facebook, o clube lidera o ranking nas redes sociais.

“A liderança digital do Barça se estende além do Facebook e encabeça a lista mundial dos clubes com mais seguidores no resto das principais redes sociais”, lembrou o time catalão, enumerando os 50 milhões de fãs no Instagram, 41 milhões no Twitter e quase 3 milhões no YouTube.

Apesar do engajamento nas redes sociais, os clubes ainda exploram pouco esse ativo. No Facebook, Real Madrid e Barcelona não têm ação específica de patrocínio, dando visibilidade em fotos e vídeos apenas a empresas que já estão em suas camisas.

Segundo pesquisa divulgada em 2016 pela consultoria KPMG, não há relação direta entre seguidores no mundo digital e aumento de receitas.

“Esse contrate parece ressaltar que a monetização de seguidores de mídia social por um clube de futebol ainda tem um longo caminho a desenvolver”, afirmou a KPMG.