Experiência de Marca

Eventos esportivos conscientizam jovens sobre drogas

A Copa Libertadores do Crack, de futebol, e o torneio de basquete "Enterrando o Crack", são os projetos da Prefeitura de Curitiba para livrar os jovens do uso de drogas.<br />

Os jovens estão dando um “show de bola” nas drogas neste primeiro semestre de 2013. Apoiada pela Prefeitura de Curitiba, a Copa Libertadores do Crack – torneio de futsal feminino e masculino – reuniu durante os finais de semana, muitas pessoas que vestiram a camisa do “Curitiba Te Quero Sem Drogas” e intensificaram a Força Jovem, organizadora do evento.

Foram 64 equipes batizadas com nomes dos bairros curitibanos que passaram por diversas regiões da cidade com mensagens de conscientização sobre os perigos dos entorpecentes.

Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet durante a abertura do evento.

Três quadras sediaram partidas simultâneas entre as 18h e 20h30, aos sábados, em estruturas cedidas pela Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Smelj), que disponibilizou, também, um profissional em cada espaço para acompanhar as rodadas.

A organização chamou atenção de Afif Bitar, funcionário da Smelj e coordenador do Departamento de Esportes da Rua da Cidadania do Boa Vista. “Foi um evento bem movimentado, as equipes foram organizadas e bem uniformizadas. O mais interessante foi a mensagem que os organizadores repassaram aos atletas como cordialidade, amizade e respeito entre eles.”

Afif Bitar.

Na grande jogada contra as drogas, além da Prefeitura de Curitiba, a Câmara Municipal também reforçou o time em favor dos curitibanos com a Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas, da qual o vereador Valdemir Soares (PRB) era idealizador.

“A adesão dos jovens foi ótima, a energia do ambiente esportivo faz a diferença na vida de moças e rapazes, pois é uma fase em que começam a traçar sua trajetória de futuro e dedicação ao esporte. Logo, é difícil que se curvem à perdição das drogas”, declarou o vereador.

Material de conscientização e convites para os próximos eventos, sempre frequentes, eram distribuídos às pessoas que se juntavam à torcida pelo seu bairro e por uma cidade sem drogas.

Depoimentos de animados jovens que deixaram pra trás o vício, por meio de atividades semelhantes de conscientização, também puderam ser observados constantemente na Copa Libertadores do Crack.

Além do campeonato, está por vir um grande evento de basquete, no dia 22/06. É o “Enterrando o Crack” que envolve atividades relacionadas ao basquete e faz parte da programação da 5ª Semana de Enfrentamento às Drogas da Prefeitura de Curitiba, que será realizada entre 19 e 26/06.

Em sua segunda edição, participarão talentos locais do esporte, com apresentações de dança, arte urbana, além da mensagem consciente sobre os perigos das drogas na sociedade, com exibição de vídeos de motivação.

Disputa de “enterradas” com jovens que mostram o vigor no Street Ball, uma estilo menos formal do basquete. Para completar a tarde, Santa Rita Allstar (CWB) e Campo Mourão duelam pelo placar no ginásio do Paraná Clube, a partir das 15h.

Mais atrações ficam por conta da Banda Dose Mais Forte, MC Dupla Unção, Street Dance “Extreme Dance”, DJ’s Dollar Bill, Jean, Ploc, no toca discos, além de intervenções artísticas de Grafite.