O dia 4 de dezembro foi de celebração para o Grupo Toctao, que foi agraciada com o Prêmio Abap de Sustentabilidade. Por suas ações de Gestão de Responsabilidade Ambiental recebeu dois troféus: venceu na categoria inovação e também como anunciante do ano de 2014.
A entrega foi durante cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para o diretor Geraldo Magela e integrantes de sua equipe.
A Comunicação Sem Fronteiras, agência que presta assessoria de comunicação para o Grupo Toctao, também foi premiada, uma vez que a eficiência da comunicação das ações de sustentabilidade foi uma ferramenta considerada na avaliação dos cases escolhidos pela promotora do prêmio, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade – Capítulo Goiás (Abap-GO).
Implantado a partir do ano de 2010, as ações de Gestão de Responsabilidade Ambiental do Grupo Toctao trouxeram a preocupação ambiental para o processo construtivo, com base em quatro medidas: a certificação ambiental pela norma internacional ISO 14001, a redução do impacto ambiental do canteiro de obras; a educação ambiental dos colaboradores; e relacionamento com a comunidade.
Contudo, durante a execução das ações notava-se uma dificuldade quanto à percepção do público interno (os colaboradores e terceirizados) e externo (clientes,comunidade acadêmica, vizinhança, governo e sociedade) em relação à temática da sustentabilidade e como a construção civil podia contribuir com o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação dos recursos.
“As ações de comunicação interna e externa contribuíram para superar este obstáculo.”, explica Cinthia Martins, coordenadora de meio ambiente do Grupo Toctao.
O desafio era traduzir as ações e conceitos de forma prática, de fácil entendimento para todos, de modo que as ideias realmente fossem incorporadas pelos colaboradores e os mesmos se sensibilizassem e conscientizassem da importância da mudança de comportamento.
O diretor do Grupo Toctao, Geraldo Magela, explica que os prêmios conquistados demonstram a coerência da empresa em aplicar este conceito em sua integralidade. Na perspectiva de ações voltadas para área empresarial, destaca a importância como das empresas agentes sociais. “Estamos incorporando rotinas que estimulem novos caminhos para o desenvolvimento socioambiental.
Esta foi a primeira edição do prêmio, entregue pela Abap no Dia Mundial da Propaganda. Realizado com apoio do Grupo Jaime Câmara e da Fieg, contou com a participação das empresas Abigraf, Blog do Lixo, Carrefour, Cargill Foods, Farmácia Artesanal, LG, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Senador Canedo, Revista Cores, Tetra Pak, Unimed Cerrado e Vivo.