Experiência de Marca

Perspectivas para o mercado de Live Marketing em 2018

Nesta época de final/início de ano sempre é um momento para fazermos algumas reflexões importantes sobre a nossa atuação profissional

Nesta época de final/início de ano sempre é um momento para fazermos algumas reflexões importantes sobre a nossa atuação profissional, seja pensando nas estratégias pessoais ou nas empresariais. Em relação ao mercado de Live Marketing é importante salientarmos 3 pontos que na minha opinião irão orientar os nossos próximos passos deste mercado tão em evidência :

1)Relacionamentos comerciais : Se 2017 foi um ano aonde os relacionamentos comerciais vigentes passaram por um “stress test” por causa da crise econômica acredito que para 2018 aconteça uma alteração de rumo para obter relacionamentos novos. Explico:  Levante a mão quem conhece uma empresa ( agência ou prestadora de serviços) que durante o período de crise não foi ”trocada” por outra empresa que aceitou cobrar menos para fazer o mesmo serviço ?? Acredito que a maioria das empresas tenha passado por este tipo de “solução empresarial com foco em redução de custos”. Quantos relacionamentos comerciais de anos não terminaram por causa desta situação. Difícil, mas foi um período propicio para se criar o próximo ciclo. Desta forma creio que para 2018 a situação se inverte e a pressão de custos será atenuada e a possibilidade se criarem novos relacionamentos comerciais será uma realidade, Oxalá aconteça assim!

2)Agenda para realização de eventos :  2017 foi um ano impactado fortemente pela retração econômica, muito mais do que a disponibilidade de datas para realização de eventos Live Marketing (“a data ideal”) mas em uma situação de PIB positivo como preevem os analistas, acredito que o problema da falta de espaço nas agendas para realização de ações de Live Marketing irá ficar realmente mais complicada. Ou seja, teremos mais players buscando a “data ideal”, menos datas disponíveis ( em larga escala pela enorme quantidade de feriados existentes no ano comercial ) pois a maioria das empresas  estarão buscando fugir de carnaval,feriados , copa do Mundo e eleições. Óbvio que estes mesmos eventos criam oportunidades excelentes de ações Live Marketing mas para a maioria do mundo corporativo a tendência é negativa. Ótima oportunidade re-inventar o seu negócio para correr atrás destas oportunidades se for o caso!

3)Cenário econômico político :  Como Brasileiros sempre acreditamos que o amanhã será melhor do que o dia de hoje. Faz parte do nosso DNA. Otimistas por natureza! Berço esplêndido como diz o nosso hino. Mas como vitamina C e Canja de Galinha não fazem mal a ninguém o meu ponto em relação ao cenário macro econômico é o seguinte: 2018 será melhor que 2017 (e muito melhor do que 2016!) mas não podemos esquecer que outro “ tropeço” econômico ou politico por qualquer motivo será muito ruim para todos os modelos de negócios da empresas de Live Marketing. Justo agora que os índices econômicos e de confiança de investimentos estão crescendo uma nova queda pode ter consequência muito negativas. O Brasil não merece um cenário econômico politico negativo, Vamos torcer por isso!