Mulheres criativas em destaque no júri do Gerety Awards

10/03/2019


A ideia é fazer diferente e mudar o que ainda pode ser considerado normal no mercado.

A começar pelo próprio nome – uma homenagem a Frances Gerety, redatora que em 1948 cunhou o slogan "A Diamond is forever" –, o Prêmio Gerety Awards tem como principal proposta apoiar a diversidade.

As principais premiações do mercado você confere aqui.

A nova premiação internacional – criada por Joe Brooks e Lucía Ongay, respectivamente ex sales director e global press manager do Epica Awards – teve uma repercussão imediata.

No Brasil, o impacto maior certamente foi o fato de o júri escolhido pela organização ser composto 100% por mulheres criativas: 16 no total.

São nomes como Ana Castelo Branco, diretora de criação da WMcCann; Laura Florence, diretora-executiva de criação da Havas Health & You e fundadora do More Grls; Renata Leão, diretora de criação da J. Walter Thompson; Marilu Rodrigues, diretora de criação da Africa; e Patrícia Weiss, do Asas.br.com.

Indagada sobre o motivo de formar um júri só com criativas, Lucía respondeu: “Depois de anos visitando prêmios e eventos do setor, achamos que era necessário mudar o que era considerado normal. O fato de termos 100% de criativas femininas não é algo que mencionamos em nosso site ou em nossas comunicações, mas desde que você perguntou, se nosso júri parece diferente, essa é a razão pela qual estamos fazendo isso. Queremos mudar o que é percebido como normal na indústria da publicidade. Sabemos que havia algo similar organizado no Chile há alguns anos. Como o júri do prêmio de publicidade nacional de lá era composto apenas por homens, as mulheres decidiram fazer o próprio prêmio com 100% de criativas femininas em seu júri, chamado La Festival.”

Os criadores do prêmio Lucía Ongay e Joe Brooks.

A executiva esclarece que o prêmio não vai julgar somente peças com viés voltado para a diversidade, mas terá diversidade no júri.

“Não se trata realmente de julgar a diversidade, mas de ter diversidade em nosso júri. As campanhas que nossos jurados julgarão são as mesmas que são apresentadas em outros prêmios, mas, à medida que os tempos estão mudando, nosso approach à criatividade também deve mudar. Nosso júri redefinirá o que é tradicionalmente percebido como ‘normal’ para a indústria da publicidade.”, completa Lucía.

“A criação do Gerety Awards tem como objetivo servir como uma plataforma global de talentos e apoiar iniciativas que promovam a diversidade nas indústrias criativas. Ele reconhecerá talentos globais, mentores e aliados dentro da publicidade.”, reforça ela.

A ideia do Gerety Awards está totalmente alinhada com a constatação de que a publicidade mundial passa por um momento de redefinição. “No momento em que a indústria da publicidade está tentando se redefinir, os prêmios também precisam redefinir o seu papel. Essa é a filosofia por trás do Gerety Awards.”, declara Joe.

Como nos prêmios em geral, o trabalho será julgado pela execução criativa e originalidade da ideia. Segundo o regulamento, os vencedores serão determinados com base nas pontuações obtidas em todos os níveis, independentemente do produto anunciado ou do meio apresentado.

Serão dez sessões do júri executivo em diferentes cidades para definir os finalistas: Amsterdã, Sydney, Nova York, Mumbai, Líbano, Londres, Paris, Hamburgo, Estocolmo e São Paulo.

As inscrições do Gerety Awards estão abertas até o dia 1º de abril e os vencedores serão anunciados em julho. “Neste primeiro ano, não haverá cerimônia. Nós planejamos fazer uma festa para celebrar os vencedores pré-selecionados, mas o local ainda não foi confirmado.”, explica Lucía.

Fonte: Redação.