Produtos

Varejo, promoções & gifting

Para entender as motivações que envolvem a árvore de decisão dos compradores e que certamente interferem na árvore de decisão cos consumidores, a Umbigo do Mundo, Mind Miners e Brazil Promotion somaram expertises e energias e foram a campo final de 2017 para ouvir como estão as relações de troca no mundo do varejo com a pesquisa Varejo, Promoções e Gifting.

O que pensam sobre promoções os “compradores” das ações promocionais? O que valorizam? O que consideram inesquecível? Como fazem suas escolhas? Para que tipo de clientes estas compras são feitas, e em qual tipo de ação são utilizadas? Há preocupação com causas sociais, educacionais, culturais, ambientais? Existem regras de conduta, ética e compliance para estes processos?

Para entender as motivações que envolvem a árvore de decisão dos compradores e que certamente interferem na árvore de decisão cos consumidores, a Umbigo do Mundo, Mind Miners e Brazil Promotion somaram expertises e energias e foram a campo final de 2017 para ouvir como estão as relações de troca no mundo do varejo com a pesquisa Varejo, Promoções e Gifting. O objetivo foi mapear públicos importantíssimos para quem trabalha nesse mercado: de um lado, os consumidores (indivíduos que consomem), e de outro, os compradores (empresas que promovem) promoções, ações, ativações que fazem a economia circular e as vendas acontecerem.
Nesta “parte 2”, eis os principais insights sobre a base de 144compradores, entrevistados entre 31/10 e 1/11 de 2017:

Key Insights Processo de compras:
• Quanto mais atualização melhor:
conhecer com profundidade os fornecedores e as tendências pode surpreender os consumidores com soluções atualizadas e de qualidade: dos entrevistados, 27% afirmam buscar atualizações em feiras, nos sites de fabricantes e na web. Mas ninguém faz cursos: quem sair na frente e começar a se especializar no assunto, estará em vantagem competitiva!
• Marketing escolhe, a diretoria decide, a área de compras compra:
várias áreas envolvidas na tomada de decisão, que cada vez mais é feita com critério e em sinergia com as propriedades de cada marca, para fazer valer os investimentos.

Key Insights Hábitos de compra:
• Públicos estratégicos merecem soluções estratégicas:
ações de relacionamento junto a parceiros ou colaboradores merecem ser pensadas e planejadas para surpreender e gerar boas memórias.
• Sustentabilidade: Uma coisa é a teoria, outra a prática:
os entrevistados priorizam valores sustentáveis, que envolvem a qualidade e a certificação das matérias-primas, a segurança dos fornecedores, a inovação e a criatividade. Que tudo isso esteja valendo mesmo em momentos de alta pressão!

Key Insights Causas & Ética
• Pequenos gestos, grandes ideias:
31% dos entrevistados produzem brindes relacionados a causas, e 26% já beneficiaram alguma instituição social: que estes números estejam em crescimento. Uma boa tendência.
• Ética sempre, criatividade também:
o relacionamento entre empresas e seus públicos de interesse (clientes, distribuidores, colaboradores, fornecedores, imprensa…) sempre existirá; a importância dos códigos de ética é normatizar e estabelecer regras para que as trocas não gerem benefícios indevidos. Quanto à criatividade, desde que pertinente ao repertório das marcas, essa não pode faltar.

Key Insights Opinião do comprador
• Invista em soluções memoráveis
criar diferenciação com ações estratégicas, que gerem encantamento e surpreendam, faz toda a diferença: embalagens, mensagens, oportunidades, eventos…
• Final de ano é o grande momento dos presentes e brindes:
aproveite a oportunidade! Pesquise o mercado, analise os competidores, estude o que os consumidores querem. Este pode ser o grande diferencial para o sucesso de uma ação de relacionamento, estabelecendo conexões produtivas entre pessoas e marcas.

Para finalizar, 
#TOP 3 DICAS PARA OS COMPRADORES
• O mercado se transforma a cada dia: Atualize-se sempre e atualize sua empresa também: Cursos, Workshops, feiras podem fazer a diferença na tomada de decisão.
• O que está na moda é importante, mas o código da marca é ainda mais. Invista em soluções proprietárias que fortaleçam a identidade da empresa: Soluções e personalizações diferenciadas.
• Implemente sistemas de feedbacks para registrar o que as pessoas acham das ações que a sua empresa implementa. O processo pode ficar muito mais sustentável assim.

Quer conhecer a pesquisa completa? Quer conhecer mais sobre o assunto?Quer encomendar um estudo focado para a sua empresa? Escreva para
[email protected]
e entraremos em contato.

http://www.umbigodomundo.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Gifting_trends2018.pdf