Nesta “parte 1”, eis os principais insights sobre a base de 500 consumidores*, entrevistados entre 31/10 e 1/11 de 2017

Varejo, promoções & gifting

08/01/2018

Parte 1/por Marina Pechlivanis

O que as pessoas desejam quando consomem? 
Satisfazer necessidades, certamente: as básicas, as supérfluas, as oníricas… Desejam também pertencer, fazer parte de um grupo que, consumindo as mesmas coisas, reforça sua identidade e cria um ambiente favorável para o cultivo de vínculos, base de qualquer relacionamento.
Com esta premissa, Umbigo do Mundo, MindMiners e Brazil Promotion somaram expertises e energias e foram a campo final de 2017 para ouvir como estão as relações de troca no mundo do varejo com a pesquisa Varejo, Promoções e Gifting. O objetivo foi mapear públicos importantíssimos para quem trabalha nesse mercado: de um lado, os consumidores (indivíduos que consomem), e de outro, os compradores (empresas que promovem) promoções, ações, ativações que fazem a economia circular e as vendas acontecerem.
Nesta “parte 1”, eis os principais insights sobre a base de 500 consumidores*, entrevistados entre 31/10 e 1/11 de 2017:

Key Insights Compras:
• No momento das festas, a família está em 1º lugar:
presentes para a família e celebrações em família são o maior investimento do fim de ano, comprovando festividades animadas, mas ainda tímidas.
• Quem vai às compras prefere pagar à vista:
nada de parcelar: para os entrevistados, o melhor é resolver à vista em dinheiro, cartão de débito ou crédito.

Key Insights presentes:
• Tendência individualista: Presenteando a si mesmo
na ordem de quem vai receber presentes estão cônjuge, familiares, filhos e, para o desalento dos amigos e colegas de trabalho, o próprio entrevistado. 
• Mais um ano de "lembrancinhas" de Natal
— ranking dos mais comprados: vestuário, perfumaria e cosméticos; na sequência, brinquedos e eletrônicos; livros empatam com comidas e bebidas, à frente de joias e adereços; vale-presente em menor quantidade e, na visão dos entrevistados, Natal não é tempo de flores.
— boas probabilidades de você receber de seus amigos uma lembrancinha de até R$ 50,00, a não ser que tenha a sorte de conviver com os 2% que pretendem investir mais de R$ 300,00 no presente.

Key Insights Promoções:
• Imediatismo: Preferência por promoções fáceis e práticas
—87% dos entrevistados são impactados por promoções na hora das compras e preferem as que trazem benefícios imediatos como descontos, leve 3 pague 2 e compre e ganhe. Tudo o que demora para mostrar resultados é menos valorizado (junte e troque, sorteio, pontos, concursos), apesar de a maioria declarar a participação em sorteio de carros e viagens nas promoções de final de ano dos  shopping centers.
—o brasileiro precisa aprender mais sobre cultura de doação. Quem sabe no futuro o formato “pague 2, leve 1 e doe o outro” começa a fazer sucesso por aqui?
• Compras antecipadas: A Força do desconto
— 52% dos entrevistados declaram iniciar suas compras no Black Friday para garantir melhores preços.
— para se informar sobre promoções e descontos, o local preferido é a loja física; depois, o portal virtual e as campanhas na mídia. Ligação telefônica em baixa; mensagens no whatsapp, disso todo mundo sabe, também não agradam.

Key Insights Brindes (ou Gifts, para os iniciados no assunto!)
• Objeto de desejo desde sempre: Colecionáveis
o tempo passa, as modas passam, mas a vontade de colecionar permanece: miniaturas, réplicas, brinquedos, bonecos… sempre fazem sucesso e ficam na memória dos consumidores. Gadgets tecnológicos e utensílios de cozinha também agradam.
• Experiências estão na moda, mas os objetos são os preferidos
experiências, acessos e conteúdos exclusivos não são um consenso: a satisfação com um objeto criativo produzido com qualidade e durabilidade é preferência da maioria dos entrevistados.

Para finalizar, 
#TOP 3 DICAS PARA AS MARCAS
• Antes de planejar, entenda bem o perfil do seu público.
• Fique atento às tecnologias, mas foque na experiência presencial.
• As pessoas querem se presentear: Aproveite a oportunidade!

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*acesse a pesquisa em www.umbigodomundo.com.br
 


Fonte:: Marina Pechlivanis