As instalações do aeroclube de Rio Claro e das Faculdades Anhanguera foram vistoriadas no dia 25/01, por Mathijs de Bruijn, diretor técnico de provas do 21º Campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado na cidade de 17 a 27/07.
Mathijs aprovou os dois locais que visitou e observou que o Município é um dos poucos a ter um espaço apropriado para o balonismo. A afirmação foi feita em referência à localização do aeroclube na área urbana de Rio Claro.
As vistorias foram acompanhadas por membros do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, dirigentes da Anhanguera e do aeroclube, e dirigentes municipais, secretários Japyr Pimentel Porto (Finanças), Renê Reubauer (Turismo) e Carlos De Lucca (Agricultura), e a diretora de Comunicação Tássia Espego.
Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) também participou das visitas e se mostrou entusiasmado com o ritmo de organização do evento, que será realizado pela primeira vez na América Latina.
“Em outubro de 2013, enviamos as cartas-convites para as NACs (National Air Sports Controls), entidades que indicam os pilotos classificados para o Mundial e já recebemos a confirmação de 32 países contando com o Brasil”, explica Edson Romagnoli.
Confirmaram presença no Mundial de Balonismo os seguintes países: Áustria, Alemanha, Austrália, Argentina, África do Sul, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, China, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Polônia, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Os pilotos brasileiros Fábio Passos e Lupércio Lima já estão garantidos na disputa do Mundial. Conforme forem abertas mais vagas, o Brasil poderá ter ainda os pilotos Luís Silvestre, Rubens Kalousdian, Marcos Paulo da Silva, Markus Kalousdian e Amarido Tozzi.
O Campeonato Mundial de Balonismo 2014 é uma organização da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) em parceria com a Prefeitura de Rio Claro (SP).