Morador de rua de Nova York há dois anos, Leonard Grand, recebeu uma proposta intrigante em agosto de 2013. Ele deveria escolher entre US$ 100 ou um antigo notebook, três livros sobre programação e dois meses de aulas diárias. Quem fez a oferta foi Patrick McColongue, engenheiro de softwares que passava pelo morador de rua diariamente.
Leo, como é conhecido, escolheu a segunda opção e McColongue então começou a dar aulas para Leonard, que se mostrou um aluno dedicado e disposto a aprender.
O morador de rua tinha planos e queria usar seu potencial para ajudar a construir um mundo melhor. Foi com esse pensamento que ele criou o “Trees for Cars“, aplicativo que facilita o uso das caronas em Nova York.
Uma vez conectados ao aplicativo, os usuários podem visualizar os motoristas que estão a caminho da mesma região. Além disso, terminada a corrida é calculado o quanto de CO2 (gás carbônico) o carro deixou de emitir com a carona.
Lançado na loja da Apple em dezembro de 2013, o projeto tornou-se o mais baixado da categoria de viagens.
Todo o processo foi registrado em uma página do Facebook chamada Journeyman, nome também de um site que ensina técnicas de programação a qualquer pessoa.
Custando US$0,99, o app está agora disponível para sistemas de iOS e Android. Toda a receita obtida vai para Leo, que no dia 06/01 começou um curso de aperfeiçoamento para programadores.