Nex Coworking recebe o Comunica Rio

03/06/2019


Evento reúne setores público, privado e acadêmico para debater papel do turismo na retomada da economia do Estado.

comunica rioO Rio de Janeiro é o principal destino de turistas no Brasil, reconhecido mundialmente por seu patrimônio natural, histórico e cultural.

As principais novidades do mercado M.I.C.E estão aqui.

Levando em conta o momento desafiador para a imagem do Estado, os segmentos de comunicação e turismo podem assumir um papel estratégico na retomada da economia fluminense.

O Encontro Comunica Rio, que realiza sua 1ª edição no dia 5 de junho (quarta-feira), de 9h às 20h, no Nex Coworking, na Ladeira da Glória nº 26, Glória, surge com a proposta de estimular o diálogo entre os diversos segmentos envolvidos no ecossistema do Rio, incluindo empreendedores, formuladores de políticas públicas, educadores e pesquisadores, para fomentar os negócios na região.

comunica rio

Com o objetivo de debater novos rumos para a economia do Rio de Janeiro, o Comunica Rio tem como tema geral “Comunicação e Turismo”. As mesas debaterão a tríade Políticas Públicas (Governos), Educação e Pesquisa (Instituições de Ensino) e o Mercado (Iniciativas Privadas).

Secretários de estado, membros do setor acadêmico e da iniciativa privada se reunirão para falar sobre os desafios e possíveis soluções para o desenvolvimento do turismo do Estado.

“Participar do Comunica Rio é a oportunidade de discutir novas ideias, estabelecer reflexões que possam ajudar no desenvolvimento e alavancar o segmento do turismo de negócios. É uma honra contribuir e aprender com os diversos participantes do setor acadêmico, privado e os formuladores de políticas públicas para buscar possíveis soluções para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Muito importante!”, comenta o Otavio Leite, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

O secretário da Subsecretaria de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Gabriel Aquino, acredita que a comunicação pode contribuir para gerar um ambiente de contribuição para o movimento de resgate do Estado em vigência coordenado pelo atual Governo Estadual. “O Comunica Rio será um espaço privilegiado para discussões e ideias sobre como unir esforços para o resgate do Estado e como gerar oportunidades para o desenvolvimento do Rio de Janeiro!, afirma o secretário.

A diretora da Escola de Turismo da UniRio, Telma Basseti, afirma que é preciso atenção para a complexidade e as contradições que envolvem o turismo planejado como aporte ao desenvolvimento. Enquanto fenômeno social, não pode ser descolado da sociedade que o produz. Enquanto prática social, refere-se ao deslocamento de pessoas no tempo e no espaço. Enquanto atividade econômica, está assentado no sistema de mercado vigente, e, portanto, sujeito à sua lógica e seus efeitos.

“É nessa direção que apontamos para o fato de que a maneira sobre como o turismo será gerido, determinará, obviamente, os seus efeitos.”, conclui Telma.

Três mesas abordarão temas como “As novas políticas públicas de comunicação e de turismo”; “Como comunicar o Rio de Janeiro de forma assertiva?” e “Os desafios e perspectivas do turismo de negócios, de
experiência, LGBTI+ e de eventos”.

Entre as autoridades confirmadas, estão os secretários de Turismo do Estado e do Município do Rio, respectivamente Otávio Leite e Paulo Jobim; os secretários das Subsecretarias Estadual e Municipal de Comunicação, Gabriel Aquino e Daniel Pereira; o diretor-pPresidente do Clube do Empreendedor do Rio de Janeiro, Luis Cláudio Souza Leão; e a diretora da Escola de Turismo da Unirio, Telma Bassetti, entre
outros.

As mesas serão mediadas pelas jornalistas Mônica Teixeira (TV Globo) e Ana Carolina Diniz (O Globo), e o diretor da Riotur Maurício Werner.

Marcos Nahmias
        Marcos Nahmias.

“A partir da ideia de promover a conexão entre profissionais de comunicação e empresários de diferentes segmentos do ecossistema empreendedor do Rio, nasceu o projeto Comunica Rio, que tem como vocação fomentar encontros, debates, negócios e projetos. Estamos convictos de que a retomada da economia do estado do Rio passa pela atuação conjunta entre órgãos governamentais, educadores, pesquisadores, iniciativa privada e empreendedores em geral.”, explica Marcos Nahmias, jornalista e idealizador do Comunica Rio.

O evento contará, ainda, com uma Rodada de Negócios nos segmentos de turismo, hotelaria, eventos, restaurantes, agências de viagem e serviços receptivos, comunicação e design. A proposta é reunir cerca de 40 empresas e oferecer um ambiente propício para gerar negócios, apoios e parcerias, com geração e compartilhamento de novas habilidades e conhecimentos.

“O evento vai ser um divisor de águas, e, a partir dele, com certeza teremos ações propostas do setor privado para o setor público de eventos e ações em prol da comunicação assertiva do nosso Estado, logística interna (Cia aéreas) e capacitação de mão de obra ligada à essa área, que irão promover o desenvolvimento do Turismo do Rio e do Brasil.”, explica Luis Cláudio Souza Leão, Presidente do Movimento Clube Empreendedor.

O turismo cresceu 3,9% em nível global em 2018, com um faturamento de US$ 8,8 bilhões e geração de 319 milhões de postos de emprego em todo mundo. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), as tendências do segmento para o ano de 2019 são positivas, já que houve um crescimento de 7% na chegada de voos internacionais ao Brasil, em relação ao mesmo período de 2018.

De acordo com o Ministério do Turismo, a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%). Na medição anterior, de 2017, o turismo respondia
por 7,9% das riquezas nacionais.

O movimento surgiu de uma conversa entre empreendedores e profissionais do segmento de comunicação que atuam no Rio de Janeiro. De acordo com Marcos Nahmias, nesta edição o plano é divulgar a diversidade cultural e potencial turístico do Rio de Janeiro. “Queremos possibilitar o entrosamento entre os empreendedores e os formadores de opinião, promovendo negócios.”, finaliza o idealizador.

O evento tem entrada gratuita. Basta levar 1kg de alimento não-perecível, e, pelo menos, uma peça de resíduo tecnológico. A programação inclui tradutores em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Inscrições do 3º lote e programação completa pelo site.

Fonte: Redação.

TAGs: evento live-marketing rio-de-janeiro turismo-de-negócios