Experiência de Marca

Natura convida as mulheres a se reconectarem com o seu próprio corpo

Com o conceito ‘Vista a sua pele.#OcupeSeuCorpo’, campanha de Tododia inaugura novo momento da marca e convida as mulheres a se reconectarem com seus corpos através do toque.

O corpo feminino foi sistematicamente objetificado ao longo da história. Diante de tantos padrões, imposições e preconceitos, as mulheres se desconectaram de seus corpos e passaram a se relacionar com ele, muitas vezes, de forma negativa, dando origem a medos, inseguranças e tabus em relação à própria imagem.


O conceito ‘Vista a sua pele. #OcupeSeuCorpo’, que marca o novo momento de Tododia, é um verdadeiro movimento que nasce com o propósito de ajudar as mulheres a se reconectarem com seus corpos e os redescobrirem através do toque. “Tododia é uma marca que carrega em sua essência o convite ao toque, graças a sensorialidade de seus produtos, com fragrâncias aconchegantes e texturas inovadoras”, diz Claudia Pinheiro, diretora da categoria de Cuidados Pessoais da Natura.

O movimento teve origem no estudo Corpo Vivo, encomendado pela Natura e liderado pela antropóloga Paula Pinto com mulheres de quatro países (Brasil, México, Argentina e Colômbia). A temática da liberdade e o prazer que as mulheres podem vivenciar com seus corpos é retratado, nesse primeiro momento, com a nudez. ‘Vista a sua pele. #OcupeSeuCorpo' fala sobre se despir dos medos, dos preconceitos e também das roupas. A nudez é desmistificada e se torna um meio para conexão com o corpo. “Quando a mulher se relaciona de forma mais prazerosa com o seu corpo ela ganha consciência e finalmente se apropria dele”, completa Claudia Pinheiro.

Criada pela agência África, a campanha traz o olhar feminino em todos os momentos da produção. Ela foi produzida por uma equipe majoritariamente composta por mulheres, como as diretoras We Are Magnolias, da produtora Hungry Man, e a fotógrafa Fernanda Tricoli. Com essa iniciativa, a Natura pretende não só lançar mais uma campanha de produto, mas, sim, liderar um movimento pela liberdade do corpo feminino.

“Hoje, apesar da retomada de protagonismo do corpo nas discussões sobre empoderamento feminino, o corpo segue sendo mais pensado que vivido. A campanha gira em torno disso. Queremos convidar as mulheres a se reconectarem com seu corpo através do toque. A linha Tododia já nasceu com essa vocação, e os produtos ajudam nessa reconexão”, explica Cintia Hachiya, diretora geral de atendimento da Africa.

O movimento, que já ganhou as ruas com um teaser provocativo sem assinatura da marca – mobiliários urbanos foram recobertos com a frase “Você conhece seu corpo?”, terá o lançamento oficial do filme hoje, reverberado nas redes sociais por influenciadores digitais de forte conexão com o tema. Ainda como parte do movimento, um hub online (natura.com.br/ocupeseucorpo) reunirá vídeos de mulheres respondendo a essa pergunta e outros conteúdos sobre o assunto.