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Mastercard lança projeto para aceitação do cartão no transporte público brasileiro

A Mastercard em parceria com emissores, operadoras de transporte, empresas de bilhetagem e adquirentes, anuncia o início do projeto piloto que permitirá aos usuários do transporte público utilizar cartões de crédito, débito e pré-pago da Mastercard que tenham a função de pagamento por aproximação (sem contato).

A Mastercard em parceria com emissores, operadoras de transporte, empresas de bilhetagem e adquirentes, anuncia o início do projeto piloto que permitirá aos usuários do transporte público utilizar cartões de crédito, débito e pré-pago da Mastercard que tenham a função de pagamento por aproximação (sem contato). Também poderão ser utilizados cartões registrados em carteiras digitais de celulares.

O novo meio simplifica a vida do cidadão ao eliminar a necessidade de pegar filas para comprar o bilhete comum, além de acabar com a necessidade de pagar passagem de ônibus com dinheiro.

O piloto, dividido em fases, avaliará a tecnologia embarcada (utilizada nos novos validadores) e os processos operacionais de pagamento inicialmente em três regiões: em São Paulo (na linha Diadema/Berrini – Metra) e no sistema de trens do Rio de Janeiro (principais estações do ramal Deodoro), no mês de outubro.  Em Curitiba, o piloto está previsto para novembro nos ônibus da região metropolitana.

A expectativa da Mastercard é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do País no transporte ferroviário (trem e metrô) e nos ônibus urbanos até dezembro de 2017 e beneficiar diretamente os passageiros que utilizam o transporte público diariamente.

Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões/ano. Deste total estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%. Esse montante gera custos operacionais e logísticos para o operador, além dos problemas com falta de troco e de segurança.

“A inovação de pagamento no transporte público foi projetada pela Mastercard a partir do grande desafio que o tema mobilidade urbana apresenta em escala global e, no Brasil, não é diferente. O objetivo é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis e, com isso, permitir que a vida seja mais inclusiva, segura e conveniente para seus habitantes”, analisa Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação, Varejo e Novos Negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul.

Com a ampliação da aceitação no transporte público, uma das metas da Mastercard é combater o dinheiro em espécie. Nesta etapa do projeto, o foco é substituir o dinheiro circulante utilizado no pagamento da viagem pelo meio eletrônico, seja com o cartão Mastercard sem contato ou com as carteiras digitais dos celulares. Estudos da consultoria Value Partners que analisaram os custos indiretos do dinheiro, a economia informal e os impactos da migração para meios eletrônicos de pagamento em 35 países mostrou que, no Brasil, um aumento de 10% no uso dos meios eletrônicos já teria potencial de expandir o PIB em 1%.

Sob a ótica de negócios, a Mastercard amplia a rede de aceitação em um segmento que faz parte da vida de aproximadamente 50% dos brasileiros. “Ao proporcionar aos usuários acesso a formas de pagamento simples, seguras e convenientes, sem longas filas, sem senhas e sem complicação o resultado é uma melhor experiência na vida do consumidor e na sua relação com a nossa marca”, reforça Brito.