Experiência de Marca

Hershey´s está usando realidade virtual para testar ações nas lojas

A System1 Research criou um supermercado virtual para a Hershey's entender melhor como a sinalização nas lojas e quiosques impactam o comportamento do consumidor em relação aos chocolates da marca.

A System1 Research criou um supermercado virtual para a Hershey's entender melhor como a sinalização nas lojas e quiosques impactam o comportamento do consumidor em relação aos chocolates da marca.

O programa piloto durou uma semana e envolveu a criação de uma loja Walmart virtual em uma sala de hotel e o recrutamento de 500 consumidores que compraram, um de cada vez, usando um headset HTV Vive VR. Em um cenário, sem merchandising, 14% dos compradores selecionaram um produto Hershey´s. Em um segundo cenário, foram colocados grandes painéis atrás dos displays dos chocolates com o nome e o logo Hershey´s.

Essa maneira explícita e direta teve um impacto negativo — apenas 10% dos compradores selecionaram os produtos da marca. O terceiro cenário incluiu imagens que reforçavam a emoção da marca. Nesse caso, 19% dos compradores selecionaram os chocolates. Outro dado foi o tempo de decisão: no segundo cenário, os compradores levaram 38 segundos em média, enquanto nos outros dois levaram 27 segundos.

Como resultado, a Hershey´s comprovou que RV é um meio confiável de obter respostas a questões de marketing, as descobertas através de RV e de pesquisas são compatível, a experiência de TV precisa permite acessibilidade a todos os itens para não afetar os resultados. Outras descobertas: a primeira compra em realidade virtual oferece boa previsão do valor das vendas e é indicativo da sensibillidade ao preço, a realidade virtual é sensível o suficiente para revelar diferenças nas rotas e aumento de vendas que podem ser atribuídas à comunicação.