Experiência de Marca

Heineken faz cerveja sob medida para surpreender turistas

O crescimento das microcervejarias preocupa as marcas tradicionais do ramo em todo lugar do mundo. Algumas ignoram o fenômeno, outras compram as pequenas produtoras e a Heineken surpreende o mercado e os consumidores com uma ação que cria cerveja e mapa sob medida para os turistas que chegam em Amsterdã.

O crescimento das microcervejarias preocupa as marcas tradicionais do ramo em todo lugar do mundo. Algumas ignoram o fenômeno, outras compram as pequenas produtoras e a Heineken surpreende o mercado e os consumidores com uma ação que cria cerveja e mapa sob medida para os turistas que chegam em Amsterdã.


Em parceria com a DDB e a Tribal holandesas, a empresa usou dados de viagens e companhias aéreas para estudar o perfil dos viajantes e selecionou um público que já havia programado chegar à capital dos Países Baixos nos próximos dias. Por meio de anúncios a companhia perguntou se aquelas seletas pessoas não aceitariam uma Heineken completamente nova.

Se o cliente respondesse positivamente ao anúncio, um chatbot do Messenger entrava em contato para atualizar sobre o processo e as etapas de prepação da bebida feita especialmente para ele. Além disso, também foi conversado sobre o que eles gostariam de fazer quando chegassem à cidade e como curtiam se divertir.

Quando desembarcaram, a bebida com o nome deles e um mapa personalizado estava os aguardando na icónica fábrica da Heineken.