Experiência de Marca

Ford promove ações de RH inusitadas para funcionários das plantas de SP e BA

A Ford realiza uma interessante ação para apresentar o Novo EcoSport e suas principais características aos empregados. A primeira delas começou no dia 3 de agosto em Camaçari.

A Ford realiza uma interessante ação para apresentar o Novo EcoSport e suas principais características aos empregados. A primeira delas começou no dia 3 de agosto em Camaçari.

Chamada de “Pra Casa de Eco”, a iniciativa proporciona um contato muito próximo com o utilitário esportivo compacto: 100 empregados terão a oportunidade de ir para casa dirigindo o carro e voltar ao trabalho com ele no dia seguinte.

Além disso, eles podem indicar um colega que more perto para ir de carona. O “Pra Casa de Eco” será realizado até o próximo dia 21 em três turnos. Para participar, os interessados tiveram de responder à pergunta: Por que a Ford deveria deixar eu ir “Pra Casa de Eco”? Foram contemplados os autores das melhores respostas.

Depois de conhecerem melhor o carro e seus atributos, os participantes preencherão uma avaliação sobre a campanha e sobre o veículo. Eles darão suas impressões sobre itens como conforto, tecnologia, conectividade e design e também poderão passar o feedback dos parentes e amigos que tiverem contato com o carro.

“O centro da nossa empresa são as  pessoas e a conexão do Marketing, Recursos Humanos e Comunicação Interna são essenciais para o engajamento dos nossos empregados nos lançamentos dos nossos produtos, que materializam toda a dedicação e empenho das nossas equipes de trabalho.

A grande base desse engajamento são as ações de Comunicação Interna e de interação com nossos empregados reforçando, cada vez mais, a conexão com a nossa marca”, afirma Salim Khouri, gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional, Recrutamento e Seleção e Comunicação Interna Ford América do Sul e México.

“É uma maravilha vivenciar um produto que a gente fez e que está dando muito certo. Com essa ação, a gente consegue passar essa vibração para todo o pessoal da nossa comunidade, da nossa cidade, a gente acreditou num sonho que deu certo”, diz Anne de Oliveira Alves, há 16 anos na Ford.

Para Ricardo Ribeiro Souza, que trabalha há dez anos na fábrica de Camaçari, dirigir o EcoSport será uma experiência única. “Será uma grande satisfação conduzir um veículo que não está nas ruas ainda. A expectativa é muito grande para saber como é o desempenho do carro, a sensação de dirigibilidade, pois eu nunca dirigi um SUV.”

Outra ação que será promovida nas fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e Camaçari, além do Campo de Provas de Tatuí, é Tecnodrive. Os participantes vão conhecer as principais características e equipamentos do Novo EcoSport durante um grande evento em uma pista que será montada em cada uma das unidades. Haverá um trajeto para test drive onde os empregados vão dirigir o Novo EcoSport acompanhados de um instrutor, que vai explicar as características e funcionamento de vários equipamentos do modelo.

Eles poderão levar três passageiros no banco traseiro e, ao longo do trajeto, farão exercícios que demonstrarão funções como o acionamento automático do limpador de para-brisa e dos faróis, a atuação do controle eletrônico de estabilidade e tração em uma situação de aquaplanagem, o uso do assistente de partida em rampas, a capacidade de aceleração e frenagem, o acionamento da câmera de ré e um exercício de slalom – para demonstrar a leveza e suavidade da direção elétrica em curvas leves.

Além do Brasil, a Ford tem adotado globalmente a estratégia de envolver os empregados nos lançamentos de produtos. Em julho, por exemplo, a empresa fez uma ação de imersão e experimentação para que lideranças conhecessem os sistemas de conectividade em Chongqing e Xangai, na China. Também na China, um grupo de empregados e jornalistas foi convidado a experimentar em primeira mão algumas tecnologias de assistência ao motorista que a Ford está testando naquele país.

“Acreditamos que uma organização precisa ser vibrante e, para isso, é necessário envolver orgulho e identificação com a marca da empresa, energia e entusiasmo com nossas conquistas e otimismo para atingirmos os nossos objetivos futuros”, conclui Salim Khouri.