Experiência de Marca

Seminário "Esporte e Arte: Escala e Efeito" discute legado olímpico no Rio de Janeiro

Evento será na sexta-feira (29) e faz parte da programação das Caravanas do Esporte e das Artes. Atletas, como Diogo Silva e Ana Moser, artistas, como Margareth Menezes, e personalidades engajadas na causa estarão presentes<br />  

Uma das grandes atrações e inovações da etapa do Rio de Janeiro da Caravana do Esporte e da Caravana da Artes, que está sendo realizada no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, é o seminário "Esporte e Arte: Escala e Efeito". 

O evento será na sexta-feira (29), a partir das 8h, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no centro da capital fluminense.

Projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE), presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, as Caravanas levam, mensalmente, atividades esportivas e artísticas a municípios e comunidades do interior do Brasil, escolhidos em conjunto com o UNICEF.

O seminário debaterá o legado olímpico no Rio e a ação das políticas públicas para garantir o direito de todos brasileiros à prática regular do esporte e ao fazer artístico nas etapas de desenvolvimento e contará com a presença de artistas e atletas engajados, como Ana Moser; a cantora Margareth Menezes; e Diogo Silva, campeão pan-americano de taekwondo; e terá a apresentação de João Palomino, da ESPN, além de convidados como os professores João Batista Freire e Marco Santoro, Paulo Calçade (ESPN), Casemira Benge (UNICEF) e Gary Stahl (UNICEF/Brasil).

A medalhista olímpica e presidente do Instituto Esporte & Educação (IEE), Ana Moser, defenderá a discussão sobre como aumentar a carga de atividade física que as crianças fazem atualmente. "Temos de ter mais oportunidades de prática do esporte, para se chegar, pelo menos, às cinco horas semanais recomendadas", afirma.

A programação do "Esporte e Arte: Escala e Efeito" tem início às 8h30, com um painel de abertura que terá como tema "O fazer esportivo educacional e agregador. Resultados transformadores e alinhamento de conceitos entre os parceiros", com a participação institucional de UNICEF, DISNEY, ESPN, IEE, Instituto Mpumalanga e, como convidada especial, a FIRJAN. A Estácio é apoiadora desse evento.

Ao longo do dia, serão realizados mais quatro painéis, que tratarão conteúdos como "Escala e engajamento", "Corpo, afeto e aprendizagem", "Quem vive na prática" e uma apresentação de cases internacionais.

Em seguida, às 17h30, um pocket show com artistas convidados encerrará o dia de discussão e conhecimento. "O seminário será uma excelente oportunidade de unir forças e discutir alternativas para garantir o esporte e a arte, em escala, para todo o país", analisa Alexandre Arena, coordenador do projeto Caravana do Esporte.

"Em um ano olímpico, quando se fala em legado, é preciso que os gestores públicos trabalhem para desenvolver a cultura esportiva e também as artes dentro das escolas, com acesso para todos, entendendo esporte como educação, cidadania e saúde", completa Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas.