Experiência de Marca

Umbigo do Mundo em ação para o Dia de Doar

O movimento incentiva a filantropia por meio de um<em> site </em>interativo para disseminar a ideia, além de campanhas em redes sociais e em veículos de comunicação. Está presente em países como Alemanha Austrália, Singapura, Israel, Irlanda e Brasil.

O Dia de Doar é uma iniciativa global que surgiu em 2012 nos EUA em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”.

O movimento incentiva a filantropia por meio de um site interativo para disseminar a ideia, além de campanhas em redes sociais e em veículos de comunicação. Está presente em países como Alemanha Austrália, Singapura, Israel e Irlanda.

Em 2016 a campanha começa com um webinar, dia 25 de Outubro e tem uma proposta colaborativa interessante: a campanha está disponível para todos os que quiserem utilizá-la — agências, veículos de comunicação, fornecedores de produtos e serviços relacionados a comunicação, áreas de comunicação/marketing/endomarketing de todas as empresas. Clique para baixar as peças da Campanha Dia de Doar 2016

Webinar vai orientar a participação de empresas e pessoas voluntárias.

A palestra que vai orientar a participação de empresas e pessoas voluntárias será ministrada no dia 25 de outubro, às 15 horas do horário de Brasília, gratuita e aberta a todos, mesmo não associados da ABCR e será proferida pela própria Marina Pechlivanis, da Umbigo do Mundo, agência responsável pela campanha de comunicação estratégica do #diadedoar 2015 e 2016.
O link para assistir a palestra será enviado para todos os inscritos até o meio-dia do dia do evento, por e-mail. Não será enviada confirmação prévia após o preenchimento do cadastro.

 

#DiaDeDoar está no Brasil desde 2013

O  “Movimento por uma cultura de doação” tem ganhado visibilidade e está em alta especialmente por conta da recém publicada pesquisa Cultura de Doação, primeira no Brasil realizada pelo IDIS. Clique para conhecer os resultados.

Na cultura da doação, tudo é doado. Inclusive a campanha que foi criada e o estudo para aprimoramento da ação no Brasil em 2016, desenvolvida pela Umbigo do Mundo a partir de estudo gerado pela metodologia de diagnóstico e planejamento em comunicação Dádivas de Marca.

Segundo o estudo, no atual contexto socioeconômico brasileiro, as pessoas estão abertas para as causas sociais, mas têm muitas dúvidas sobre como ajudar, quem ajudar, com o que ajudar e como ter a certeza de que os recursos certos irão para as pessoas certas. Outro aspecto identificado é a banalização da mobilização, considerando que nas redes sociais a rapidez de adesão a uma causa muitas vezes é proporcional ao seu abandono.

“Para efetivar uma mobilização, é preciso unir as pessoas e mostrar a força que este grupo tem. Para unir as pessoas, é preciso conscientizá-las de que são capazes de fazer mudanças. A verdade é que as pessoas não querem novos discursos e sim soluções práticas e confiáveis, especialmente em meio à crise de valores que estamos vivendo.”, diz Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e também da UDM&Co Business Consulting, que conduziu o estudo.

“No Brasil, a proposta é que a campanha se propague em larga escala. 
Nossa intenção, por meio do site e de outras ações, é disponibilizar os materiais de comunicação para que agências de todos os tipos, áreas de comunicação/marketing/endomarketing de todas as empresas, fornecedores de produtos e serviços relacionados a comunicação e, em especial, veículos de comunicação, possam utilizar a campanha e multiplicar a cultura de doação que o conceito de Dia de Doar propõe.

A  campanha de 2016 Brasil tem o planejamento estratégico de comunicação da Umbigo do Mundo; e tem a participação de parceiros especiais:
Design Gráfico: Rafaela Vinotti
Direção de criação e Ilustrações: imkrs Image Makers
Produção de áudio e sound effects: Mandril Audio
Produção de vídeo, vinhetas e Gifs: BRG

A proposta da campanha é ser leve, divertida e lúdica. Ao invés de textos longos e informativos, mensagens mais diretas, objetivas, interativas — um “clique aqui, entenda o que é e faça sua doação”. 
Também foram desenvolvidos tutoriais com um roteiro básico para quem quer implementar o #diadedoar na sua ONG, nas empresas, na comunidade, entre outras dicas, o que pode facilitar a adoção da proposta e o engajamento. 

Aos interessados em multiplicar a campanha, basta fazer um rápido cadastro no site para se tornar um parceiro da causa e baixar anúncios, posts, filmes, depoimentos de personalidades influentes e usar.