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Natura e Artemísia anunciam parceria para apoiar empreendedores da Amazônia

As inscrições estarão abertas até 30 de setembro e são elegíveis negócios em estágio mínimo de protótipo (produto/serviço desenvolvido e em fase de testes) até negócios já em operação

Artemisia e Natura se unem para fomentar uma nova geração de empreendedores de impacto socioambiental na Amazônia. 

As organizações vão selecionar até 25 empreendedores para o “Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé”, programa de pré-aceleração de negócios de impacto socioambiental. 

Nos próximos dias, as organizações devem detalhar o processo de seleção dos empreendedores.

Com a visão de alavancar uma nova geração de negócios sustentáveis como alternativa econômica para a região Amazônica – acolhendo habitantes e conservando a floresta –, Natura e Artemisia anunciam a criação do Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé

A parceria reúne dois players com interesse genuíno de potencializar o impacto dos empreendedores regionais via processo de pré-aceleração de negócios de impacto socioambiental.

As inscrições estarão abertas até 30 de setembro e são elegíveis negócios em estágio mínimo de protótipo (produto/serviço desenvolvido e em fase de testes) até negócios já em operação, que apresentam soluções inovadoras conectadas à “economia da floresta em pé” e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A estratégia integrada do Desafio Natura Amazônia está baseada em duas etapas. A primeira é o entendimento do cenário de empreendedorismo de impacto socioambiental na Amazônia dentro do contexto de atuação da Natura na região. 

A segunda etapa será o processo de pré-aceleração, desenvolvido pela Artemisia com exclusividade para a Natura, que irá fortalecer os negócios mais alinhados aos critérios do programa, visando o desenvolvimento socioambiental da região.

Com o Desafio Natura Amazônia:

Negócios para Floresta em Pé, a Natura abraça o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região apoiando o  empreendedorismo de impacto socioambiental. 

O projeto é um marco para o Programa Amazônia e para a posição da Natura frente aos desafios do mundo na atualidade. “Acreditamos que ao fomentar e dinamizar um ecossistema de negócios de impacto na região podemos mostrar na prática que é possível a floresta ter mais valor em pé do que derrubada”, afirma Renata Puchala, gerente de Sustentabilidade da Natura.

 
Segundo José Mattos Neto, coordenador de Sustentabilidade da Natura, “muito além da compra de insumos da biodiversidade, a empresa quer contribuir para o desenvolvimento da região como um polo de referência em inovação e negócios sustentáveis capazes de gerar valor local de mãos dadas com inclusão social e preservação da floresta”.
 

Para Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia – organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil – a aliança entre dois players que são referência em seus respectivos segmentos traz visibilidade a uma questão de suma importância para o país. 

“Estamos muito felizes por poder levar para uma região que é vital para o desenvolvimento do planeta o conceito de negócios de impacto social. Nós na Artemisia acreditamos que este modelo tem o potencial de mudar a qualidade de vida das pessoas, e no caso específico da Amazônia também apresentar ao mundo soluções inovadoras que combinam impacto social e ambiental”, analisa a executiva.