Experiência de Marca

Coca-Cola recebe certificação ISO por projeto dos Jogos Rio 2016

Criada em 2012, a ISO 20121:2012 assegura o planejamento de eventos com menor impacto ambiental e social e ainda legados positivos para a sociedade. Na história dos Jogos Olímpicos, apenas as edições Rio 2016 e Londres 2012 foram certificadas.

A Coca-Cola Brasil recebeu a Certificação ISO 20121:2012 pelo seu projeto para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. É a primeira vez que a companhia recebe a certificação internacional para gestão sustentável de eventos.

Criada em 2012, a ISO 20121:2012 assegura o planejamento de eventos com menor impacto ambiental e social e ainda legados positivos para a sociedade. Na história dos Jogos Olímpicos, apenas as edições Rio 2016 e Londres 2012 foram certificadas.

Para Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, essa certificação reforça o compromisso da companhia de pensar sustentabilidade como pilar importante dentro dos projetos da empresa. "Chancela o trabalho que foi feito e abre portas para que seja aplicado em outros eventos no futuro", destaca.

Para atender à certificação, a Coca-Cola Brasil estabeleceu três eixos: promover saúde e bem-estar; inclusão social e diminuir o impacto ambiental.

Entre as ações de inclusão social, uma parceria com 33 cooperativas para coleta seletiva de resíduos nas áreas de competição, promovendo o comportamento responsável na gestão dos resíduos, e mostrando a importância dos catadores para a cadeia de reciclagem, gerando renda e inclusão social. Além disso, os uniformes de toda a equipe Coca-Cola foram produzidos com garrafas PET.

Além disso, cerca de 1500 jovens de comunidades de baixa renda foram capacitados pelo projeto Coletivo Eventos, o que resultou na contratação de mais de 300 para trabalhar durante os Jogos Olímpicos.

Para promover saúde e bem-estar, 50% do portfólio oferecido nos Jogos Rio 2016 é composto por produtos com baixa ou sem caloria, como sucos, chá, e o lançamento da Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares.

Outro compromisso foi diminuir o impacto ambiental por meio da baixa emissão de carbono e de compensação. "Todas as geladeiras utilizadas nos Jogos são HFC Free, que emitem o gás HFC, inofensivo à camada de ozônio. Rastreamoso combustível utilizado no Revezamento da Tocha Olímpica. Calcularemos todo o carbono que a empresa direta ou indiretamente emitiu e, por meio de projetos de reflorestamento, compensaremos", explica Flávio Camelier.